Saúde

Ariano Suassuna deixa a UTI depois da arteriografia

Escritor, que realizou a correção de um aneurisma no último sábado (31), foi transferido para um quarto do Hospital Português. Família comenta a excelente recuperação

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 01/09/2013 às 14:31
Leitura:

O escritor paraibano radicado no Recife Ariano Suassuna, 86 anos, deixou ontem a UTI do Real Hospital Português, onde está internado desde a última quinta-feira (29), e foi transferido para um quarto. O paciente, que é secretário Especial da Assessoria do Governo de Pernambuco, se recupera de uma embolização, feita por meio de uma arteriografia (espécie de cateterismo) cerebral, realizada no último sábado para corrigir um aneurisma diagnosticado desde 2011. Ainda não há previsão de alta e o escritor não pode receber visitas por ordens médicas.

Manuel Dantas Suassuna, filho do escritor, comemora a boa recuperação do pai. “O dia de ontem (sábado) foi muito tenso, por causa desse procedimento. Mas agora estamos todos muito felizes. Ele está ótimo, contando histórias. (Ariano) É muito iluminado mesmo. Nesses dias, a gente ficou junto dele 24 horas. Aí à noite, antes de dormir, ele reza por todo mundo. Reza pelos filhos, os netos, amigos, pelos pobres, pelo Brasil, pelo Oriente Médio. Pede a Deus por tanta gente, que deve ter muita gente pedindo a Deus por ele também”, disse Dantas.


De acordo com o neuro-radiologista Carlos Abath, que realizou a embolização, Ariano está “superbem, contando as piadas dele no quarto, sem nenhuma sequela, ativo e com os movimentos de todos os membros preservados”. O tratamento do aneurisma só aconteceu agora, dois anos depois de diagnosticado, porque o escritor não apresentava queixas em relação ao problema.

“Por causa do pequeno infarto sofrido da há duas semanas, o músculo cardíaco ficou com dificuldade para se movimentar. Criou-se um pequeno trombo (coágulo). Este coágulo desprendeu-se, provocando um acidente vascular cerebral leve, já tratado, e que não deixou sequela. O problema é que, por causa do aneurisma, ele não poderia tomar os remédios anticoagulantes necessários para evitar um novo trombo. Desta forma, foi necessário tratar do aneurisma, que é uma dilatação da veia. A embolização consiste no preenchimento desta dilatação com pequenas molas que fecham a cavidade”, explica Carlos Abath.

Segundo último boletim médico divulgado pelo Real Hospital Português no último domingo (1º/set), a recuperação de Ariano Suassuna é considerada excelente. 

 

Últimas notícias