Recital

Cantor Fernando Tordo hoje no Gabinete Português de Leitura

Recital celebra a música e poesia de José Carlos Ary dos Santos

JOSÉ TELES
Cadastrado por
JOSÉ TELES
Publicado em 10/04/2014 às 6:00
Leitura:

Hoje, às 19h, no Gabinete Português de Leitura, na Rua do Imperador, o recifense será apresentado, de uma só vez, a dois nomes importantes da cultura de Portugal: o cantor, compositor e músico Fernando Tordo, e o poeta e declamador, compositor, José Carlos Ary dos Santos (1937/1984).

Fernando Tordo, perto de completar 50 anos dedicados à música em Portugal, decidiu morar no Brasil, e escolher o Recife, onde chegou no começo do ano. Sua geração em Lisboa, equivale a dos festivais no Brasil. Aliás, lá também houve a onda festivalesca, e na qual Tordo se destacou, vencendo alguns dos principais.

O recital Fernando Tordo canta e conta Ary dos Santos, não se trata apenas do cantor interpretando um poeta maior. Mas a celebração de uma amizade que se tornou também uma parceria vitoriosa.Além de lembrar s trinta anos da sua morte. Em 1973, a canção Tourada foi a primeira colocada no festival RTP da canção, o mais importante da música portuguesa. A composição leva a assinatura de Fernando e Ary. Juntos eles fizeram várias músicas, que se tornaram clássicas no país, a exemplo, de Cavalo à solta e Balada para os nossos filhos”.

Estas parcerias foram a base do repertório do recital com que Fernando Tordo estreia no Brasil. Ele tem uma uma história na música portuguesa. Começou nos anos 60, integrou uma das primeiras bandas de rock do país, os Sheiks (que teve música cantada aqui pelos Incríveis). Ao longo dos anos ele incursionou por outros gêneros, inclusive o jazz. O recital tem entrada franca. Mais informações pelo telefone: 3224.2002

Últimas notícias