Patrocínio

Pernambuco tem cinco projetos aprovados no novo edital do Rumos Itaú Cultural

Hugo Linns, Marcelino Freire, Boa Hora, Filipe Carlos Calegário e Gilvan Barreto foram contemplados

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 26/05/2014 às 12:39
Leitura:

Pernambuco teve cinco projetos aprovados entre os 104 contemplados pelo edital do Projeto Rumos Itaú Cultural, que está com uma nova dinâmica a partir deste ano. “O novo Rumos assumiu caráter multidisciplinar oferecendo amplo campo de escolha, podendo um mesmo projeto ser apresentado em diferentes modalidades”, afirmou o superintendente do Instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron. “Os artistas definiram como pretendiam realizar a sua parceria com o Itaú Cultural, invertendo a lógica do processo.

Os projetos pernambucanos aprovados foram os seguintes:

Hugo Linns - A solidão do sol em Cinzas do ar - Viola nordestina

Hugo Linns é um virtuoso músico pernambucano que quer realizar um trabalho artístico em que a viola nordestina figura como instrumento solista. Neste projeto Linns se dedicará à composição de dez composições, durante cinco meses. Um projeto inovador na área de música que mistura residência, pesquisa e criação.

 

O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos

Boa Hora
O projeto é impulsionado pela descoberta de um conjunto de verbetes produzido pela Delegacia de Ordem Social e Política de Pernambuco(DOPS/PE) e dedicado, exclusivamente, à identificação e controle de indivíduos em trânsito pelo estado entre 1934 e 1954, cuja ocupação profissional, na visão do extinto órgão policial, estava vinculada à área artística. O projeto prevê criação de um site e uma convocatória para o desenvolvimento de propostas artísticas dedicadas à produção de narrativas em mídias digitais, inspiradas na livre releitura do conteúdo desvelado pela investigação. A realização de palestras e lançamento de catálogo impresso concluem a iniciativa. 

Orquestra Brasileira de Fotografia

Jaraguá Produções
Nove ensaios em fotografia deverão gerar nove músicas e nove vídeos, criados/inspirados a partir de suas leituras e interpretações possíveis. Serão nove fotógrafos envolvidos nessa ação, ao lado de nove músicos/bandas. Os produtos gerados trarão as obras nos seus formatos individuais (ensaios fotográficos e faixas músicas), mas também conjugados na forma de vídeos. Um exercício criativo coletivo que vai gerar um livro e um DVD. O fotógrafo Gilvan Barreto é o coordenador artístico do projeto.

 

Ponto BR

Marcelino Freire
O projeto, idealizado pelo escritor e produtor de eventos pernambucano radicado em São Paulo Marcelino Freire, tem como objetivo mapear escritores que estão à margem da produção editorial por meio de encontros a serem realizados em 15 capitais brasileiras – Rio Branco, Maceió, Macapá, Manaus, Vitória, Goiânia, São Luís, Cuiabá, Campo Grande, Belém, Teresina, Porto Velho, Boa Vista, Aracaju e Palmas. O mapeamento ficará disponível em uma publicação virtual, com todas as informações do mapeamento.

 

Sketchument: Ambiente de Experimentação para Criação de Instrumentos Musicais Digitais

Filipe Carlos Calegário
Desenvolvimento de ferramentas para artistas, músicos e designers cujo objetivo é experimentar novas formas de expressão musical, utilizando para isso novas interfaces.

 

Últimas notícias