Evento

Identidade da mesa na Agrinordeste

Chefs do Brasil e da América Latina discutem os rumos da gastronomia entre quarta e sexta da próxima semana

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 08/08/2014 às 6:54
Leitura:

Em sua terceira edição, o Sabor Rural, braço gastronômico da AgriNordeste, maior evento da cadeia de produção agrícola da região, se confirma como uma dos eventos mais consistentes do País para a reflexão sobre os rumos da gastronomia brasileira. Com sede no Centro de Convenções de Pernambuco entre a quarta e sexta da semana da próxima semana, a programação reúne alguns dos principais chefs do Brasil, da América Latina e do mercado local numa série de seminários e aulas-shows.

De quarta a sexta, sempre a partir da 14h, a AgriNordeste sedia o Seminário Identidades da Terra. Quem abre a programação é ninguém menos que Laurent Suaudeau. Mais importante chef de cozinha francesa no Brasil, o francês é guru de várias gerações e, ao lado do também francês Claude Troisgros, é tido como o pioneiro no desenvolvimento de uma gastronomia contemporânea no Brasil.

A partir das 16h30, quem assume o microfone é o chef Claumemir Barros, do Wiella Bistrô, que tem se notabilizado por uma gastronomia de base técnica franco-italiana em que procura inserir insumos do terroir pernambucano. Ele vai explora as possibilidades de raízes, flores e caules do Nordeste. Participa da mesa, como mediador, o crítico de gastronomia do JC, Bruno Albertim. Ganhador de um prêmio Esso de jornalismo, na última edição, por uma série de cadernos sobre a relação entre a comida e a identidade no Nordeste, Albertim prepara, agora, um livro sobre o tema com edição da Fundação Joaquim Nabuco.

Na quarta, o chef boliviano radicado nos Estados Unidos Franz Corales fala sobre suas práticas de cozinha sustentável. Em seguida, o chef e professor Paulo Machado, do Mato Grosso, apresenta o patrimônio culinário do Cerrado brasileiro. Um dos principais chefs da nova geração nacional, Machado vem praticando uma gastronomia de excelência marcada pela presença de ingredientes típicos do Centro-oeste.

Na sexta-feira, mais uma participação internacional: o chef peruano Pedro Miguel Schiaffino fala sobre venenos que podem ser aproveitados na cozinha. O chef é referência quando se fala em pesquisa e utilização de produtos provenientes da Amazônia peruana nunca antes utilizados como insumos gastronômicos. Seu restaurante Malabar integra a rol dos top 100 restaurantes do mundo e é dos 10 melhores da América Latina da lista do World’s 50 Best Restaurants.

Além do seminário Identidade da Terra, a programação é repleta de outro eventos. Todos os dias, a partir das 9 da manhã, há o Show de Lácteos com o Concurso de Novos Talentos entre estudantes locais de gastronomia. Também diariamente, a partir das 11h30, as aulas-show reúnem os mais representativos nomes da gastronomia local e de fora passando para o público sua expertise. Uma lista extensa: Miau Caldas, Thiago Freitas, Anna Corinna, Luciana Sultanum, Masayoshi Matsumoto, Franz Corrales, Rivandro França, Taciana Teti, Alessandra Bottaro, Thiago Rangel, a peruana Pamela Tello, Cesar Santos,, Robson Luis Trindade Lustosa, Renata Valença, Paulo Machado, Leandro Ricardo, Pedro Schiaffino e Lucia Soares, entre outros.

O chef César Santos coordena também um corredor gastronômico com oferta e comercialização de pratos criados pelos chefs envolvidos com o Sabor Rural com insumos da cadeia produtiva nordestina. O acesso é gratuito, mas convém fazer inscrição para atividades com vagas limitadas, como os seminários. A programação completa e as inscrições podem ser feitas pelo site www.agrinordeste.com.br.

 

Últimas notícias