TRAÇO

Samuca abre exposição no Café Castro Alves

Na mostra, o desenhista mostra cartuns, charges, caricaturas e ilustrações

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 30/09/2014 às 5:52
NE10
Na mostra, o desenhista mostra cartuns, charges, caricaturas e ilustrações - FOTO: NE10
Leitura:

Para expor o seu traço delicado, o cartunista Samuca pensou em uma mostra que se focasse nos seus desenhos pequenos. Com cartuns, charges, ilustrações e caricaturas que têm, no máximo, 18 cm x 13 cm, ele inaugura nesta terça (30/9), a partir das 19h, a exposição Samuca para ver de perto. Quem recebe os trabalhos do desenhista é a Galeria Café Castro Alves, com entrada gratuita.

A mostra reúne trabalhos já publicados do cartunista, incluindo charges premiadas e ilustrações para livros. Sempre no limiar do humor e do poético, Samuca traz para o espaço 40 reproduções de alta qualidade, assinadas pelo autor, com dez cópias cada. “São peças pequenas, às vezes no formato que saíram impressas no jornal”, explica o desenhista. No texto de apresentação da exposição, o irmão cartunista Clériston afirma: “Samuca é um cartunista premiado em salões internacionais e não me canso de ver a poeticidade de suas linhas, que formam pontos de vista divertidamente ácidos sobre fatos históricos, contemporaneidades e relações humanas”.

Para a mostra, Samuca tomou conta de todas as etapas da produção, desde a criação das peças até a montagem. “Eu quis fazer toda a parte da produção, sem terceiros. Eu pintei as paredes e montei os quadros, até fiz a moldura deles”, conta o autor. A seleção feita por ele privilegia as charges e cartuns menos vinculados a eventos específicos, com um humor mais amplo.

Samuca para ver de perto também vai se transformar ao longo dos dias. Ao contrário de exposições comuns, em que as obras só são levadas ao fim do período em cartaz, os compradores podem levar os quadros imediatamente após a aquisição. A exceção é a abertura, quando o público só ficará com as peças quando a noite terminar. “Quando a obra vendida for uma ilustração, eu vou fazer na hora outra para substituir, uma original mesmo”, comenta o cartunista.

 

Últimas notícias