TORTA DIVA

Embate entre o chef Douglas Van Der Ley e a blogueira Tati Canto domina redes sociais

A história envolvendo a torta Diva é o assunto do dia no Recife

Adriana Victor
Cadastrado por
Adriana Victor
Publicado em 13/03/2015 às 19:38
Reprodução das redes sociais
FOTO: Reprodução das redes sociais
Leitura:

A torta Diva é preta e azul ou branca e dourada? Aos que não entenderam a pergunta: bem-vindos ao mundo internet – sem dono, sem leis e, principalmente, sem controle na gangorra que define qual assunto deve ocupar o topo. Ele é o mesmo que, provavelmente, logo, logo vai estar na parte de baixo da mesmíssima gangorra, bem junto ao chão. Nesta sexta-feira (13/3), o assunto do dia no Recife foi a torta Diva e a sua passagem pelas redes sociais do mundo internet.

Para todos, a explicação: em setembro do ano passado (há 25 semanas!), a blogueira Tatiana Canto fez um comentário sobre uma sobremesa vendida no Restaurante Empório Central, do chef Douglas Van Der Ley, que fica em Boa Viagem. A sobremesa? A torta Diva, cujo nome faz homenagem à mãe do chef. A torta é vendida assim: "creme leve e baunilhado intercalado com biscoito e doce de leite argentino, envolvida com caramelo crocante de castanha do Pará". 

Tatiana provou o doce e postou em seu blog de nome Iso Gastronômico: "Eu estava com uma super expectativa diante do bafafá que fizeram e dos milhões de elogios intitulando-a como a melhor sobremesa de Recife. Sério isso, gente? Sinceramente, achei uma delícia, mas, na minha opinião, está loooonge de ser uma das sobremesas mais gostosas de Recife". Pronto, deu-se o rebu. Não de imediato. Mas ontem, exatos seis meses depois - o mundo internet é regido por tempo próprio. E indeterminado.

Na quarta-feira (11/3), Douglas Van Der Ley foi ao Instagram de Tati Canto e respondeu ao comentário dela afirmando: "Aceito que você só ache isso mesmo. Sabe por que? Paladar refinado é para poucos". Mas não foi só: o chef seguiu com uma espécie de desconstrução do paladar da blogueira, questionando a capacidade de Tati de julgar a sobremesa criada por ele. Afirmou que ela "deve ter crescido comendo doce de leite Camponesa e Itambé... doce de leite argentino pra você deve soar estranho". Ainda cometeu alguns erros de português.

Depois, segundo ela, o comentário foi retirado por ele. Tarde demais... Mais uma lição: no mundo internet, basta um print - que vem a ser a captura da tela em questão. Depois do print, nada mais se apagará para sempre. Nada.

Tati Canto esperou a quinta-feira (12/3) chegar. No início da noite, espalhou aos quatro ventos o que havia ocorrido, defendendo ainda o seu direito de dizer o que pensa. A história do Instagram foi se espalhando: chegou ao Facebook, rodopiou pelos blogs, passeou pelo Twitter, ganhou ainda mais força no Instagram. Os memes multiplicaram-se. (Memes: brincadeiras, em geral bem-humoradas, sobre o tal assunto do dia). 

Um dos termômetros para se medir a capacidade de multiplicação de um assunto quando cai no gosto da internet é o número de visualizações de determinado site ou postagem. O Iso Gastronômico de Tati Canto tinha, em média, de 250 a 300 visualizações por dia. Nesta sexta-feira (13/3), até o início da noite, já havia registrado mais de 24 mil acessos - sim, só nesta sexta-feira. 

Reprodução das redes sociais
Memes ironizam a polêmica sobre um elogio mal compreendido em torno da Torta Diva. - Reprodução das redes sociais
Reprodução das redes sociais
Memes ironizam a polêmica sobre um elogio mal compreendido em torno da Torta Diva. - Reprodução das redes sociais
Reprodução das redes sociais
Memes ironizam a polêmica sobre um elogio mal compreendido em torno da Torta Diva. - Reprodução das redes sociais
Reprodução das redes sociais
O doce de leite Itambé pegou carona na polêmica para fazer publicidade. - Reprodução das redes sociais
Reprodução das redes sociais
Memes ironizam a polêmica sobre um elogio mal compreendido em torno da Torta Diva. - Reprodução das redes sociais

 

Quem é ela? 

"Não imaginava de jeito nenhum. Foi uma repercussão inesperada", afirma Tatiana Canto. Advogada formada pela Universidade Federal de Pernambuco, 29 anos, servidora pública do Tribunal de Justiça de Pernambuco, solteira. Entre 2006 e 2007, viveu na Espanha, onde cursou parte de seu curso superior. Tati criou o blog em 2011, no qual declara: "Não sou chef de cozinha nem pretendo fazer curso de gastronomia. Meu melhor hobby é comer e dar pitaco sobre tudo". 

Sobre o episódio entre ela e Van Der Ley, garante que o fato a incentivou a continuar com o blog. "É bom ver como as pessoas ficaram perplexas com tamanho absurdo". E pondera: "Agora passarei a ter mais responsabilidade sobre o que publicar".

Na outra ponta, o chef responde: "Não estou dando importância para isso. São cinco minutos de sucesso. Eu não brinco, eu trabalho. Tenho uma carreira consolidada, um trabalho sólido". Douglas é autodidata no mundo da gastronomia. Antes de optar por ele, foi comissário de bordo. Já comandou os restaurantes Okinawa e É, ambos em Boa Viagem. 

Tentando adocicar os ânimos, chegou a propor: "Eu não quero briga com ninguém. Se ela quiser, faço questão de recebê-la, preparar uma torta para ela e explicar o conceito. Também posso fazer a torta com doce de leite Itambé e Camponesa, para ela ver a diferença. Explico com o maior carinho para entender a nossa proposta". Por fim, chegou a desculpar-se pelo episódio: "Peço desculpas ao (doce de leite) Camponesa e ao Itambé. Peço desculpas a todo mundo". 

Nas redes sociais, a postura do chef recebeu algumas centenas de comentários nada amistosos - a maioria dos internautas tomou o partido da advogada Tatiana. A Itambé aproveitou a onda e criou uma postagem com a foto do seu doce de leite e a declaração de que "paladar refinado é para todos". As hashds_matia_palvr (expressões usadas para categorizar conteúdos das redes sociais, com palavras seguidas por uma cerquilha, o símbolo do jogo da velha) #vendas, #sucesso, #todomundoquer, #estoqueacabando usadas por Douglas como representantes de sua torta Diva ganharam a força da multiplicação que só é possível graças à falta de cercas ou limites das redes sociais - para o bem, para o mal. 

Amanhã, teremos outras hashds_matia_palvr, outros memes, outros assuntos - brancos, pretos ou cor de caramelo -ocupando o topo da gangorra. 

REPERCUSSÃO - No fim da noite, o blog Iso Gastronômico ficou fora do ar por excesso de visualizações.

Últimas notícias