FESTIVAL

RioMar no embalo do jazz, do blues e do soul

Segunda edição do RioMar Jazz tem início neste sábado (25), com shows e oficinais musicais gratuitas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 24/04/2015 às 12:02
Divulgação
Segunda edição do RioMar Jazz tem início neste sábado (25), com shows e oficinais musicais gratuitas - FOTO: Divulgação
Leitura:

De Tom Jobim a Frank Sinatra e Ella Fitzgerald, do pop do Kid Abelha e Cazuza aos clássicos do blues e do frevo. Este é o repertório que poderá ser ouvido durante a segunda edição do RioMar Jazz Fest, que acontece de amanhã ao dia 30 deste mês, na Praça de Eventos 1 do RioMar Shopping, e que tem tudo para repetir o sucesso da sua edição de estreia. 

Durante os dias de evento, passarão pelo palco artistas já conhecidos do público pernambucano, como os cantores Zé Renato, Arthur Philipe e Claudia Beija, Taryn Szpilman, Kenny Brown; os saxofonistas George Israel e Derico Sciotti (do sexteto do Programa do Jô); o gaitista Jefferson Gonçalves e o guitarristas Fred Andrade e Luciano Magno, e a Uptown Band. Entre as novidades estão a revelação do The Voice, Natalie Alvim, o guitarrista nova-iorquino Sandro Albert e a banda The Soul of Tone.

Abrindo a programação do festival, amanhã o publico que estiver pelo mall poderá conferir, gratuitamente, as apresentações dos músicos Zé Renato, que acompanhado de Luiza Fittipaldi realiza um tributo à um dos maiores nomes da bossa nova, Tom Jobim; e do guitarrista gaúcho Sandro Albert, que consolidou sua carreira na competitiva cena de jazz de Nova Iorque, recebendo os músicos Carlos Bala, Dudu Lima e Marquinhos Diniz como convidados.

Já no domingo, a recifense Uptown Blues Band apresenta releituras dos maiores sucessos dos Beatles em versões de jazz e blues; além deles, a vocalista e diretora artística da Big Band Rio Jazz Orchestra, Taryn Szpilman, conhecida por sua participação na animação musical Frozen – Uma aventura congelante, recebe o gaitista Jefferson Gonçalves no palco do evento.

O produtor musical e curador do evento Giovanni Papaléo explica que para fazer a seleção das bandas, precisar estar atendo ao que acontece na área de jazz, blues, bossa nova e soul music no mundo, e tenta adequar ao perfil do festival. “Uma coisa muito interessante é que as pessoas confundem o jazz com o jazz que se fazia no Estados Unidos nas big bands. As pessoas acham que jazz é só aquelas pessoas que tocam saxofone com terno e uma aparência sisuda. Hoje jazz é sinônimo de música de qualidade improvisada e que flerta muito com world music”, explica.

OFICINAS

O RioMar Jazz Fest incluiu em sua programação duas oficinas dedicadas ao Instituto JCPM. Uma delas será ministrada dia 26 próximo, à tarde, pelo famoso gaitista brasileiro, Jefferson Gonçalves, com vários discos gravados e com um método exclusivo de ensino que visa o aprendizado rápido. Nessa oficina 30 alunos do IJCPM vão ter oportunidade de praticar em gaitas cedidas pela Hering Harmônica; a outra oficina será uma espécie de workshop, dia 28, à tarde, com os instrumentos Fender e demonstrações do The Soul of Tone. 

“É importante salientar que elas não precisam de pré-requisito, as pessoas vão poder assistir os músicos falando um pouco das experiencias deles. É mais uma maneira de você estar inspirando as pessoas que podem acabar se interessando pela música”, conta Papaléo. 

 

Últimas notícias