WORKSHOP

Jovens do IJCPM ganham oficinas de música

Integrando a programação do RioMar Fest, adolescentes das Comunidades de Brasília Teimosa e do Pina, tem aulas gratuitas com instrumentistas renomados do País

Germana Macambira
Cadastrado por
Germana Macambira
Publicado em 28/04/2015 às 6:30
Guga Matos/ JC Imagem
Integrando a programação do RioMar Fest, adolescentes das Comunidades de Brasília Teimosa e do Pina, tem aulas gratuitas com instrumentistas renomados do País - FOTO: Guga Matos/ JC Imagem
Leitura:

Cerca de 25 jovens das Comunidades de Brasília Teimosa e do Pina participaram ontem de uma oficina de gaita, ministrada por um dos músicos mais renomados do País no instrumento, Jefferson Gonçalves. A ação foi promovida pelo Instituto JCPM de Compromisso Social e integra a programação do RioMar Jazz Fest. Dentro da proposta do IJCPM está a inserção dos alunos em outras áreas de conhecimento, além dos cursos que já são oferecidos de qualificação profissional e preparação para o vestibular, por exemplo.

“A intenção é repassar para esses meninos noções básicas sobre o instrumento, com a garantia de que, no mínimo, vão sair daqui tocando os primeiros acordes na gaita”, salientou Jefferson, em entrevista ao Jornal do Commercio

O músico – conhecido pela versatilidade em misturar jazz, blues, folk e música nordestina – trouxe à oficina dos ritmos do maracatu e do frevo até a sonoridade das pequenas flautas transversais (pífanos).

“Eu prefiro ser conhecido como um artista world music, que não se limita a um determinado estilo. Porque a gaita oferece inúmeras possibilidades de fazer música. Os ritmos nordestinos, por exemplo, soam muito bem quando tocados com as notas e os acordes desse instrumento”, ensina o músico. 

Jefferson também deixou claro que a arte de tocar gaita não se resume apenas a soprar e a aspirar o instrumento. Tirar essa impressão dos alunos, inclusive, foi outro objetivo do músico durante a oficina. “Há técnicas e embocaduras que vão muito além de, simplesmente, emanar o som. Esses detalhes ficaram claros para os alunos da oficina”, assegurou o músico que, ao final das aulas, presenteou cada um deles com um gaita.

EMPOLGAÇÃO

O jovem Tawan Douglas Nascimento da Silva, 18 anos, é aluno do IJCPM há três anos. Morador de Jardim Piedade, no Pina, ele é um dos participantes mais assíduos das atividades oferecidas pelo instituto. Principalmente aquelas que se voltam para o aprendizado de algum instrumento. 

“Eu já toco violão, guitarra e flauta. Mas fiquei muito empolgado quando soube da oficina de gaita, porque sou fã de blues e de jazz; aprender a tocá-la vai enriquecer o meu conhecimento sobre esse e outros ritmos”, comentou.

Hoje é a vez do guitarrista Filipe Galadri ministrar a oficina The soul of tone. Trinta jovens das comunidades do entorno do RioMar Shopping vão aprender as noções básicas de como executar ritmos como jazz, samba, baião, frevo e maracatu, ao vivo e em estúdio.

O Instituto JCPM de Compromisso Social atende, especialmente, a jovens de 16 a 24 anos que são moradores do entorno dos empreendimentos comerciais do Grupo JCPM. Ampliar as possibilidades de empregabilidade, com a promoção de aulas, oficinas, cursos e outras atividades são alguns dos seus objetivos. As quatro unidades do empreendimento (RioMar Recife, Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping e RioMar Fortaleza) já atenderam cerca de 14 mil jovens desde a sua criação, em dezembro de 2006.

Acompanhe o gaitista Jefferson Gonçalves na oficina ministrada nesta segunda (27), no IJCPM:

Últimas notícias