PROGRAMAÇÃO

Exposições e outras atrações culturais no fim da Semana de Museus

Oficinas, visitas guiadas temáticas e apresentações musicais são algumas opções oferecidas neste domingo nos espaços pernambucanos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 24/05/2015 às 9:29
Clélio Tomaz/Divulgação
Oficinas, visitas guiadas temáticas e apresentações musicais são algumas opções oferecidas neste domingo nos espaços pernambucanos - FOTO: Clélio Tomaz/Divulgação
Leitura:

Termina neste domingo (24/5) a 13ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que nesta edição convidou os espaços culturais das cinco regiões do País para elaborar ações relacionadas ao tema Museus para uma Sociedade Sustentável. 

Alguns espaços pernambucanos fizeram parte da iniciativa, como o Cais do Sertão, que neste domingo promove a sua primeira Matinada. O museu, localizado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife, conectou suas atividades da 13ª Semana de Museus com o Movimento Maio Amarelo, criado para promover a conscientização para reduzir acidentes de trânsito. Das 11h às 13h, ocorrem oficinas de customização de bicicletas, com a Reciclo Bikes, e de jardinagem e ecologia.

A área externa do Cais, chamada de Praça do Juazeiro, recebe, até as 16h, uma feira com produtos de marcas como Um Lugar e No Quintal (gastronomia), Pé de Letra (livros) e Calma Monga! (acessórios).

Perto do Cais, o Paço do Frevo também dá continuidade às ações programadas para a 13ª Semana dos Museus. O público pode agendar uma visita guiada especial, que tem como tema No tempo da Western: Um passeio pelo centro cultural relembrando espaços, personagens e situações da antiga Western Telegraph Company (a marcação é feita por telefone 3355-9527 ou e-mail [email protected]). A atividade lembra o passado do edifício onde hoje funciona o Paço. Até a década de 1970, ele foi ocupado por esta companhia de telégrafo inglesa.

Para os que querem aprender um pouco da dança, a vivência Vamos Cair no Passo é oferecida das 15h às 18h. E, para as crianças, às 15h, 16 e 17h o Paço do Frevo promove contações de história, com a obra Frevolina. Às 16h, começa o cortejo da Troça Retalhos e Miçangas, que parte da Praça do Arsenal da Marinha e depois retorna ao Paço do Frevo (mais especificamente ao 3ª andar, onde para se ter acesso é preciso comprar o ingresso).

No Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), no Alto da Sé, a programação começa às 10h, quando um circuito cultural de ciclistas passa pelo local. Às 11h, tem início uma apresentação da Orquestra do Movimento Pró-Criança. Em seguida, às 11h30, a Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda promove um recital.


Últimas notícias