polêmica

Estrela do K-pop, IU sexualiza menino de Meu Pé de Laranja Lima e é criticada

Os críticos da cantora dizem que ela fez apologia à pedofilia

Marcelo Pereira
Cadastrado por
Marcelo Pereira
Publicado em 11/11/2015 às 8:11
Divulgação
Os críticos da cantora dizem que ela fez apologia à pedofilia - FOTO: Divulgação
Leitura:

A cantora sul-coreana IU, de 22 anos, tem sido alvo de críticas da imprensa e de fãs depois do lançamento do álbum Chat-Shire, no fim de outubro. O motivo da celeuma é a música Zeze: a canção traz uma letra sensual, apesar de inspirada em Zezé, o menino de 5 anos que protagoniza Meu Pé de Laranja Lima, obra-prima do escritor brasileiro José Mauro de Vasconcelos.

Para muitos, a maior estrela do K-pop atual fez apologia à pedofilia ao retratar Zezé como um menino "ingênuo", mas com algo "sujo" dentro de si.

Editado em 1968, "Meu Pé de Laranja Lima" foi traduzido para mais de 30 línguas e ganhou leitores ao redor do mundo. Na Coreia, aliás, a obra até ganhou uma versão em mangá em 2011.

De acordo com o Korea Times, a editora coreana Dongnyok Publishing Company divulgou uma declaração sobre o caso: "Nós lamentamos que o personagem de cinco anos seja retratado como um objeto sexual".

Em sua página de Facebook, a editora também publicou críticas sobre as letras. Em sua defesa, IU diz que a sexualização não foi intencional. Em carta aberta divulgada pelo site allkpop.com, a cantora diz: "Meu Pé de Laranja Lima é um livro precioso para mim, também. Juro que não escrevi a letra para sensualizar uma criança de 5 anos. O Zezé da minha música é uma criação ficcional de terceiros inspirada no motivo do romance original", diz.

Entretanto, ela faz mea-culpa sobre o caso: "Depois de ouvir as opiniões daqueles que escutaram a canção, percebi que seu conteúdo pode ter soado ofensivo e até mesmo causado aflição a algumas pessoas. Como letrista, sou totalmente responsável pela forma imatura como lido com algumas coisas".

Com a polêmica ganhando volume a cada dia, Meu Pé de Laranja Lima, há anos sem reimpressão na Coreia, foi o livro mais buscado no site AbeBooks.com entre quinta e sexta-feira da semana passada.

Últimas notícias