monólogo

Fabiana Pirro encena Obscena:Um Encontro com Hilda Hilst em apartamento na Avenida Boa Viagem

A atriz se apresentará no triplex do cientista político Antonio Lavareda

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/12/2015 às 10:31
Divulgação
A atriz se apresentará no triplex do cientista político Antonio Lavareda - FOTO: Divulgação
Leitura:

A ex-modelo e atriz Fabiana Pirro volta a apresentar o solo poético Obscena: Um Encontro com Hilda Hilst, “numa encenação exclusiva, com coquetel e jantar para o público”, no apartamento do cientista político Antonio Lavareda, na Avenida Boa Viagem. Com reservas antecipadas e número máximo de 50 pessoas na plateia, o monólogo ocorre no sábado, dia 12, na Avenida Boa Viagem, no triplex do Edifício Akrópolis. A censura é 16 anos.

Obscena: um encontro com Hilda Hilst foi apresentado em Portugal em outubro na Mostra Internacional de Teatro - Entretanto MIT Valongo, na cidade de Valongo, em Portugal e também em Fafe, dentro das comemorações de um ano do projeto, que teve seu primeiro ensaio aberto no mesmo mês, no ano passado, no Teatro Capiba do Sesc Casa Amarela. A estreia ocorreu no Janeiro de Grandes Espetáculos de 2015. Em julho, a atriz Fabiana Pirro participou com a montagem na Mostra Hilda Hilst: Poesia e Prosa, na Galeria Castro Alves, que contou com a participação ainda Luciana Lyra, Ceronha Pontes, Silvia Góes, Samarone Lima e Conrado Falbo. 

A ideia do espetáculo surgiu no início de 2014, quando a atriz foi convidada a fazer a leitura dos seus poemas no Festival Literário de Paulo Afonso. De acordo com Fabiana Pirro, o monólogo e resultado de sua pulsão em discutir sua condição existencial, como artista e mulher no mundo, procurando extravasar sua reflexão pessoal para um coletivo de mulheres, que se indaga incessantemente sobre seu estado na contemporaneidade.

No monólogo, Fabiana Pirro interpreta Líria, “uma obscena mulher de 40 e muitos anos que deseja antes de tudo, e o desejo é um abismo. A contradição de estar só e ao mesmo tempo cercada de suas ausências. Avô, Pai, Filho, Deus, Amor, os machos todos invadem a casa onde entre as memórias, a vidamorte, a presença dos inexplicáveis, o desejo se revela na celebração do encontro entre a atriz, a mulher, o público e os vivos vazios que levamos todos junto ao corpo”. O monólogo vem atestar a maturidade da atriz, que chega aos 40 anos, assim como Líria, celebrando seus 15 anos de teatro.

FICHA TÉCNICA:

Idealização do projeto e atriz-criadora – Fabiana Pirro
Dramaturgia, encenação e direção – Luciana Lyra
Trilha sonora – Ricardo Brazileiro
Preparação corporal – Silvia Góes
Direção de arte – Nara Menezes
Design de luz – Luciana Raposo
Operação de luz – Leo Ferrario
Figurino – Virgínia Falcão
Colaboração artística – Conrado Falbo
Produção – Fabiana Pirro e Lorena Nanes
Filmografia – Ernesto Filho e Renata Pires
Design gráfico – Tito França
Fotos – Renata Pires
Realização – Duas Companhias, Unaluna e Coletivo Lugar Comum

 

Últimas notícias