Estação

Chegada da Rádio Frei Caneca é celebrada por artistas

A rádio pública entra no ar em caráter experimental, depois de 56 anos de espera

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/07/2016 às 7:00
Diego Nigro/JC Imagem
A rádio pública entra no ar em caráter experimental, depois de 56 anos de espera - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Ainda faltavam seis anos para o nascimento de Chico Science, um dos criadores do Movimento Mangue, quando o projeto da Rádio Frei Caneca, uma emissora pública municipal, foi aprovado na Câmara de Vereadores do Recife – iniciativa do então vereador Liberato Costa Júnior, quando o prefeito da cidade era Miguel Arraes. Na final da tarde de sábado (2), era a voz de Chico que se ouvia na Frei Caneca FM, cantando Macô. Chico morreu em 1997; Arraes em 2005; Liberato, no início deste ano. A rádio, 56 anos depois da aprovação, tem a sua data de nascimento registrada: 30 de junho de 2016, às 18h. 

Ironicamente e a despeito da longa espera, foi um nascimento quase silencioso, ainda em caráter experimental. Quem sintonizar a estação, na frequência 101,5, ouve, por enquanto, apenas uma sequência de músicas – de Pernambuco e também canções de artistas nacionais e internacionais. De Lamento Sertanejo, de Dominguinhos a Uptown Funk, do Bruno Mars. 

A secretaria de imprensa do Recife informou que estão sendo feitos vários testes, antes do anúncio oficial do surgimento da emissora. Afirmou ainda que irá apresentar um cronograma de atividades para a estação que é “um marco na história do Recife”. Segundo a prefeitura, os testes são necessários para que sejam feitos possíveis ajustes técnicos, além de servir para verificar o alcance da antena da Frei Caneca. O equipamento e também o transmissor foram instalados na Zona Norte, no prédio do Compaz, no Alto Santa Terezinha. O vice-prefeito Luciano Siqueira, um dos trabalharam pela implantação da rádio, celebrou nas redes sociais: "Pela democratização da comunicação e valorização de nossa cultura", publicou em seu perfil no Instagram.  

Informações extraoficiais garantem que segunda-feira (4), uma reunião com a equipe da Frei Caneca FM definirá alguns desses ajustes antes da operação em caráter definitivo. E que a programação da emissora incluirá também jornalismo, radionovela, programação infantil.

As primeiras ondas da Frei Caneca FM mexeram com a classe cultural pernambucana. O cantor Fábio Trummer, que está em São Paulo, foi dos que comemoraram (ver abaixo). Lu Araújo, da dupla Fadas Magrinhas, festejou de Portugal, onde está em turnê.

Celebração

"É uma conquista se pensarmos nos termos da ideia inicial da rádio. Vamos ver como vai ser o direcionamento de programação. Vejo atualmente a máquina político-partidária ocupar todas as concessões públicas e seria muito frustrante que a Frei Caneca enverede por esse lado.”

Fábio Trummer, músico

"A noticia da Rádio Frei Caneca, finalmente, depois de grande batalha, tomar as ondas do rádio e entrar no ar mesmo que ainda de forma experimental é algo que me deixa feliz e confiante. Que venha contribuir para com a população e a cultura como importante ferramenta de diálogo e espaço de democracia e que leve para cantos cada vez mais longe a voz do povo e suas verdadeiras necessidades, fazendo honrar seu nome em homenagem ao grande Frei Caneca, peça chave da revolução Pernambucana! Que venha revolucionar esse espaço e fazer dele infinito!"

Lulu Araújo, cantora da dupla Fadas Magrinhas

"Não, não era sonho. Era eu escutando a rádio Frei Caneca com uma pedrada atrás da outra. Chega deu uma alegria danada de possibilidade de novos ares pra nossa cidade. Sintoniza aí Frei Caneca FM e te abraça...

Barro, músico

"Agora, agorinha mesmo tá tocando Comadre Fulozinha na rádio Frei Caneca 101,5 Quase inacreditável."

Isaar, cantora

 

"101,5 MHz. Rádio Frei Caneca (aquela lendária!) em caráter experimental no dial recifense.

Juro! Mandaram uma de Stevie Wonder e agora Elza Soares."

Neco Tabosa, cineasta


 

Últimas notícias