CINEMA

Crítico Luiz Joaquim relança site Cinema Escrito

Ação será acompanhada de uma sessão especial do filme Mãe Só Há uma, de Anna Muylaert, no Cinema São Luiz

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/07/2016 às 2:58
Diego Nigro/JCImagem
Ação será acompanhada de uma sessão especial do filme Mãe Só Há uma, de Anna Muylaert, no Cinema São Luiz - FOTO: Diego Nigro/JCImagem
Leitura:

O jornalista e professor recifense Luiz Joaquim, responsável pela curadoria do Cinema da Fundação e do Cinema do Museu, ao lado do cineasta Kleber Mendonça Filho, comemora, em 2017, 20 anos de atividade como crítico de cinema – iniciada nas páginas Jornal do Commercio ainda como estudante da Unicap. Durante boa parte dos 12 anos em que foi crítico de cinema da Folha de Pernambuco, Luiz Manteve no ar o site Cinema Escrito, que ganha uma versão turbinada a partir deste sábado (16/7).

Para marcar o relançamento do site, Luiz vai promover uma sessão especial do longa Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert, no Cinema São Luiz, às 17h50. Será a primeira exibição do filme no Recife, antes da estreia marcada para a próxima quinta (21). Após a sessão, Luiz vai bater um papo com os críticos André Dib (curador de vários festivais locais e oficineiro) e Ernesto Barros, do Jornal do Commercio, sobre uma possível nova tendência do cinema brasileiro.

“Será uma conversa a partir da ideia de que alguns longas, como O Som ao Redor, Casagrande, Que Horas Ela Volta? e Aquarius, fazem parte de um nicho temático de filmes produzidos no País, tendo a classe média como foco, além do impacto da presença deles nos festivais internacionais”, explica Luiz Joaquim, que também dirigiu os curtas-metragens Eiffel (2008) e O Homem Dela (2010).

Segundo o crítico, o novo site é uma antítese do antigo, que ele considerava “um depósito de textos” mais para consumo próprio do que para o público, apesar de conter 2.706 textos postados, entres críticas, entrevistas e artigos (principalmente da coluna Câmara Clara, que era publicada na Folha, às segundas-feiras.) “Durante todos esses anos, eu tive a satisfação de cobrir os principais festivais de cinema do Brasil e esses textos podem ser consultados no site”, reforça Luiz.

Agora, o leitor terá acesso a um site moderno e com inúmeras seções, além de vídeos e podcast. Na nova estrutura, a busca para os textos ficou mais refinada, assim como a navegabilidade mais eficiente, com seções específicas para críticas, entrevistas, reportagens, filmes clássicos, home vídeo, festivais, artigos, extras, notícias da semana, links de distribuidoras e uma página de contato, onde o leitor poderá interagir com Luiz Joaquim. 

O novo Cinema Escrito foi redesenhado pela empresa de webdesign Paradox Zero e conta com recursos modernos de visualização em desktops, tablets e celulares, nos sistemas operacionais iOS e Android.

Últimas notícias