TATUAGEM

Recife Tattoo Arte chega este fim de semana ao Centro de Convenções

Feira reunirá cerca de 200 tatuadores de dentro e fora de Pernambuco

NATHÁLIA PEREIRA
Cadastrado por
NATHÁLIA PEREIRA
Publicado em 02/09/2016 às 10:12
Athena Farias/Divulgação
FOTO: Athena Farias/Divulgação
Leitura:

Ao longo deste fim de semana, o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, será tomando pelos amantes da tinta na pele. A Recife Tattoo Arte, feira organizada pelo tatuador recifense Henrique Brandão, chega a segunda edição com o intuito de desmistificar e difundir a arte da tatuagem, além de capacitar tatuadores com informações sobre técnicas e segurança.

Começando amanhã e seguindo até o domingo, sempre das 10h às 21h, o evento receberá mais de 200 profissionais, nacionais e estrangeiros, body piercers e estandes de lojas especializadas em produtos, equipamentos e serviços para tatuagens e body art. Entre os nomes confirmados estão os de Inácio da Glória, um dos pioneiros e mais importantes profissionais da tatuagem nacional, e o de Gerson Araújo, primeiro brasileiro a realizar em si a técnica Eyeball Tattoo (na qual o tecido que reveste o globo ocular é colorido permanentemente).

“A ideia é mostrar que a tatuagem é uma profissão que exige conhecimento e dedicação como qualquer outra. O Nordeste ainda é muito conservador, provinciano com relação a pessoas tatuadas e dar essa visibilidade ao assunto é importante”, explica Henrique ao JC.

As melhores tatuagens realizadas durante a convenção passarão pelo crivo de uma comissão julgadora, que as premiarão em categorias como Oriental, New School, Old School, Realismo, Portrait (em que há a reprodução de uma foto), Aquarela e Cultura Nordestina. 

Completa a programação o concurso Miss Tattoo 2016, que premiará a escolhida como a mais estilosa entre as mulheres tatuadas presentes com uma quantia em dinheiro, ensaio fotográfico e, claro, uma tatuagem.

BIOSSEGURANÇA

Antes da Recife Tattoo Arte 2016 começar, todos os tatuadores credenciados participarão de uma oficina de Biossegurança direcionada ao seguimento da tatuagem, ministrada pela bióloga Hayana Arruda Azevedo, especialista em biologia celular e molecular.

“Tatuar requer cuidados específicos, mas por aqui ainda não é tão difundido o costume de os profissionais fazerem cursos, se atualizarem, como existe no sudeste, por exemplo. Por isso estimular essas especializações também é bacana”, pontua Henrique Brandão.

Athena Farias/Divulgação
Cultura Nordestina será uma das categorias premiadas na segunda Recife Tattoo Arte - Athena Farias/Divulgação
Marlon Diego/Divulgação
Tatuagens em Aquarela também serão avaliadas - Marlon Diego/Divulgação
Divulgação
Inácio da Glória, pioneiro da tatuagem nacional, será um dos jurados - Divulgação
Divulgação
Gerson de Araújo, o Urea Freak, foi o primeiro a usar em si a técnica de colorir os próprios olhos - Divulgação
Marlon Diego/Divulgação
Evento acontece ao longo do sábado e do domingo - Marlon Diego/Divulgação
Marlon Diego/Divulgação
Mais de 200 tatuadores estarão presentes - Marlon Diego/Divulgação
Divulgação
O tatuador Henrique Brandão é o organizador da feira - Divulgação

Últimas notícias