CORTES

Diretores do Lincoln Center pedem que Trump mantenha financiamento

Ópera Metropolitana, a Filarmônica de Nova York e o Balé da Cidade de Nova York pertencem ao Lincoln Center

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 01/03/2017 às 17:01
Bryan Thomas/GETTY/AFP/Arquivos
Ópera Metropolitana, a Filarmônica de Nova York e o Balé da Cidade de Nova York pertencem ao Lincoln Center - FOTO: Bryan Thomas/GETTY/AFP/Arquivos
Leitura:

Diretores do renomado Lincoln Center de Nova York pediram nesta terça-feira (28/2) que se mantenha o financiamento das artes, e alertaram que os cortes profundos defendidos pelo presidente americano, Donald Trump, teriam efeitos devastadores.

Líderes das instituições do Lincoln Center - incluindo a Ópera Metropolitana, a Filarmônica de Nova York e o Balé da Cidade de Nova York - afirmaram que o financiamento das artes beneficia todos os cidadãos e une a comunidade.

"Em cidades e povoados americanos, as instituições de arte respiram vida nos bairros, atraindo investidores, estimulando o desenvolvimento, impulsionando a inovação e criando empregos", disseram em um comunicado.

FINANCIAMENTO CULTURAL

Diferentemente do que acontece na Europa, o financiamento cultural nos Estados Unidos é, em sua maioria, privado. Mas executivos do Lincoln Center assinalaram que é vital preservar a liderança subjacente do Fundo Nacional para as Artes, que, no ano passado, recebeu 148 milhões de dólares em fundos governamentais.

O governo Trump propôs grandes cortes no financiamento federal, principalmente na ajuda estrangeira, embora pretenda aumentar em 54 bilhões de dólares o gasto militar.

O financiamento das artes é um alvo permanente de alguns conservadores americanos, que se queixam de obras de arte polêmicas e questionam a necessidade de apoio do governo.

Últimas notícias