PATRIMÔNIO

Casa da Cultura ganha Birô de Orientação sobre economia criativa

Espaço vai abrigar ações gratuitas do programa Pernambuco Criativo

NATHÁLIA PEREIRA
Cadastrado por
NATHÁLIA PEREIRA
Publicado em 13/03/2017 às 10:10
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Espaço vai abrigar ações gratuitas do programa Pernambuco Criativo - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Transmutada de penitenciária a espaço cultural há quase 41 anos, a Casa da Cultura do Recife é o mais recente espaço recrutado pela Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco para abrigar ações do programa Pernambuco Criativo. Aberto a partir das 13h de hoje, o Birô de Orientação instalado no equipamento vai oferecer a artistas, entidades e pontos culturais esclarecimentos sobre o funcionamento de editais de incentivo, a exemplo do Funcultura, além de aconselhamento a respeito da gestão de seus projetos e empreendimentos. 

Os atendimentos serão feitos por alunos de mestrado e professores do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco, parceira da Fundarpe no programa. A proposta é tornar a Casa da Cultura o polo-âncora dos territórios de criação dos bairros da Boa Vista, São José, Santo Antônio e Coelhos, como explica a gerente de Formação e Capacitação da Secult e coordenadora do Pernambuco Criativo Tarciana Portella.

“Essa ação é uma parceria com a UFPE e o MinC, num convênio acadêmico que envolve um observatório que vai captar estudos feitos dentro e fora da cidade sobre a economia criativa no Estado. O Birô é uma das ações entre as quais também estarão ebooks e uma revista virtual”, detalha. Os atendimentos, continua ela, devem ajudar a fazer um levantamento das demandas dos empreendedores e, através dos conhecimentos dos estudantes ou de parceiros como o Sebrae e a Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, podem resultar numa série de orientações de gestão e sustentabilidade, voltadas principalmente aos microempreendedores.

Sobre a situação precária da Casa – paredes sujas, banheiros quebrados e insegurança –, noticiada pelo JC em reportagem de abril de 2016, Tarciana assegura que os projetos de reforma, anunciados à época, estão prontos e em processo de captação de recursos.

COMO PARTICIPAR

As orientações do Birô acontecem até 30/6, de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, na Cela 304, Raio Leste, 2º piso da Casa. Os agendamentos devem ser feitos pelo e–mail [email protected].

Últimas notícias