Debate

Fórum Discutindo as Urgências da Arte em Pernambuco começa sábado (25)

Ideia é problematizar abandono do Estado em relação à cultura

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/03/2017 às 19:01
Reprodução
Ideia é problematizar abandono do Estado em relação à cultura - FOTO: Reprodução
Leitura:

O Grupo Experimental realiza encontro neste sábado (25), no Espaço Experimental, com Fórum “Discutindo as urgências da arte em Pernambuco”. O encontro, concebido e idealizado pela bailarina e diretora Mônica Lira, encerra o projeto Reciclarte 5 e abre discussões sobre a situação da cultura no Estado. Na ocasião haverá duas mesas com dois temas distintos para iniciar a conversa. Para o debate, que será aberto e em nível horizontal (não hierárquico), o grupo espera a presença da sociedade, dos alunos que fizeram parte de todas as oficinas do projeto nas diversas cidades pernambucanas e, em especial, dos artistas de todas as linguagens que permanecem em Pernambuco.

 

A Mesa 1, que recebe o tema “Temos uma faculdade de dança. E agora?”, acontece das 16h às 18h e será composta por Roberta Ramos, Daniela Santos e Gilsamara Moura – representando os profissionais que deram workshops nesta edição do Reciclarte, e que trás à ocasião um embasamento aprofundado sobre a questão, já que é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), primeira a receber um curso de dança no Brasil, em 1956, permanecendo o único de nível universitário por três décadas. Nesta mesma mesa ainda estarão presentes as bailarinas Gardênia Coleto e Marcela Aragão, que farão também suas performances, resultados de seus projetos de conclusão do curso de dança da UFPE. Vale salientar que em 2006 o Reciclarte realizou o primeiro fórum sobre o tema da dança nas universidades, com Dulce Aquino – coordenadora do curso de dança da UFBA –, que teve como principal assunto a criação deste curso no Recife.

 

Como permanecer?

E a Mesa 2, de tema “Como permanecer artista nesse lugar?”, que começa às 19h e vai até às 21h, terá à frente artistas de diversos gêneros. São eles: Maciel Salú (música), Paula de Renor (teatro), Marcelo Sena (dança), Pedro Severien (cinema), Gilberto Trindade (circo) e representantes do poder público – que foram convidados à ocasião. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas por ordem de chegada.

 

 

Últimas notícias