SILVA E SILVA

TV Cultura exibe documentário sobre o Mundo da Lua

Curta-documentário Diário de Bordo de Uma Viagem à Infância mostra os bastidores da série

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/04/2017 às 11:57
TV Cultura/CEDOC
Curta-documentário Diário de Bordo de Uma Viagem à Infância mostra os bastidores da série - FOTO: TV Cultura/CEDOC
Leitura:

A TV Cultura exibe, neste sábado (8/4), às 10h, o curta-metragem Diário de Bordo de Uma Viagem à Infância (durante o programa Campus em Ação). O documentário mostra os bastidores da série Mundo da Lua, produzida pela TV Cultura na década de 1990.

Os realizadores do documentário propõem estabelecer uma conexão entre as pessoas que trabalhavam em Mundo da Lua e o público que assistia à série sobre a vida de uma família paulistana e as "viagens" narradas pelo pequeno Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral). Um dos produtores do curta, Vinícius Sobrinho avalia que “o que aproxima os espectadores do elenco e produção é a forte nostalgia que todo aquele universo carrega”.

O personagem principal de Mundo da Lua é Lucas Silva e Silva, um menino que utiliza o gravador que ganhou de presente do avô, Orlando (Gianfrancesco Guarnieri), para imaginar histórias a partir de fatos que aconteciam na casa. Os pais de Lucas são o professor Rogério (Antônio Fagundes) e a funcionária de uma boutique Carolina (Mira Haar). Também moram na casa a filha mais velha do casal, Juliana (Mayana Blum), e a empregada doméstica Rosa de Souza ( Anna D'Lira), que namora Marcelo e interage com os programas do radialista Ney Nunes.

A casa usada nas gravações fica no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Além dos atores que apareciam como membros da família Silva Silva ou amigos de Lucas, a série contou com participações especiais de Laura Cardoso (Dona Lila), Edson Celulari (São Jorge) e Marisa Orth (Monalisa), entre outros.

Criada por Flávio de Souza, Mundo da Lua é formada por 52 episódios, exibidos originalmente na TV Cultura de 1991 a 1992. A série também passou na Globo, em 1993, e mais recentemente ganhou horários no canal por assinatura TV Rá Tim Bum.

 

Campus em Ação

O programa Campus em Ação, apresentado por Luiz Hirschmann e Raquel Bertani é idealizado e produzido por alunos do curso de Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo). O programa conta com a parceria de mais faculdades e universidades: Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade Getúlio Vargas (FGV), Anhembi Morumbi, Universidade São Judas, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade de Santos, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) e Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (IPEP).

 

Últimas notícias