Lançamento

Coletivo Lugar Comum registra experiências de 'Motim' em livro

Espetáculo utiliza o riso como potência micropolítica de transformação

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/12/2017 às 17:15
Ju Brainer/Divulgação
Espetáculo utiliza o riso como potência micropolítica de transformação - FOTO: Ju Brainer/Divulgação
Leitura:

Fundado em 2007 por artistas independentes de dança que decidiram se unir para compartilhar ideias e experimentar possibilidades cênicas, o Coletivo Lugar Comum é marcado pela pluralidade. O espetáculo Motim tem seu nome por essa razão: ao invés de separar os corpos, explorar toda a potência existente em cada um. O processo de pesquisa da obra resultou no livro Motim: Paisagens e Memórias do Riso, que é lançado nesta quinta-feira (21), às 18h, no Sebo Azul.

Motim é um trabalho que utiliza o riso como possibilidade de ação micropolítica, ativando questões relacionadas à empatia, à felicidade, estabelecendo laços entre os indivíduos. A gargalhada, aqui, é vista como um estado de ebulição capaz de transformar. A obra foi concebida por Roberta Ramos, responsável que também atua como professora do curso de dança da Universidade Federal de Pernambuco.

JORNADA

A obra circulou por vários bairros do Recife e essas experiências estão registradas no livro através de imagens, das anotações criativas feitas durante o período de criação, textos reflexivos e poéticos dos performers.

“O que provocamos no público, neste caso, passantes, comerciantes, pessoas que transitam na rua, são imagens, impressões, que causam uma espécie de contágio sobre a ‘plateia’, que reage inquieta. Inicialmente, por não compreender do que se trata: o que seria este coletivo em movimento e rir constante? O que vem a ser este mover? ”, escreve a artista Letícia Damasceno em trecho do livro.

O material é composto ainda por um CD com as paisagens sonoras criadas como trilha, depoimentos dos artistas e dos transeuntes espectadores.

Últimas notícias