Atividade cultural

Festival R.U.A. - Recife Urbana Arte acontece neste domingo

Evento vai transformar o Bairro do Recife em uma grande galeria de arte, música, dança, esportes, cinema ao ar livre e várias outras atividades

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/05/2018 às 11:56
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Evento vai transformar o Bairro do Recife em uma grande galeria de arte, música, dança, esportes, cinema ao ar livre e várias outras atividades - FOTO: Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Leitura:

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer realiza neste domingo (27) o Festival R.U.A.- Recife Urbana Arte. O evento acontece no Bairro do Recife e é a culminância do Colorindo o Recife, projeto iniciado em 2013 que, em 2017, tornou-se política pública da Prefeitura do Recife de incentivo à arte urbana nos espaços públicos da cidade. Entre os resultados do Colorindo estão 15 oficinas gratuitas de grafitagem e 40 painéis prontos ou em produção, espalhados pela cidade.

O R.U.A. vai transformar o Bairro do Recife em uma grande galeria de arte, música, dança, esportes, cinema ao ar livre e várias outras atividades, das 9h às 21h. O Boulevard Rio Branco, Rua do Bom Jesus, Rua da Moeda, Cais do Sertão e Marco Zero, entre outros locais, terão diferentes expressões artísticas na programação.

A Av. Barbosa Lima receberá o Espaço RUA, com um novo painel de cerca de 300 metros quadrados que será grafitado pelo artista Carlos André, durante o festival, e terá efeitos em 3D. Ainda no Espaço RUA e também na Rua da Moeda, será possível encontrar exposição de grafitagens do Colorindo o Recife, com imagens do "antes e depois" de cada local, além de painéis sendo realizados ao vivo com intervenções de video-mapping (projeções de vídeos mapeadas em superfícies) em diálogo com a grafitagem.

A arte de rua estará presente nas mais diversas linguagens, como a dança contemporânea, oficina de tecido aéreo com a Cia de Acrobacia Aérea Penduricalho de Camila Gatis, stand-up magic, Oficina de Stileto, performances de Estátuas Vivas. Além disso, haverá um palco e uma tenda geodésica para pista de dança, onde se apresentarão artistas como DJ Soma, DJ HTTP Live, Salvador Araguaya, Slam das Minas, Rádio Libertadora, DJ KL Jay (do grupo Racionais) e Romero Ferro. O Break Dance de Okado do Canal é uma das atrações de destaque e o hip hop dele pode ser conferido na coletânea Ato Periférico, premiada em Londres no Festival Freedom Creativity Prize.

No palco do Marco Zero, além de outras atrações, poderá ser conferida a apresentação de dança contemporânea “O Diário das Frutas”, da Cia. Cais de Dança. O espetáculo é uma expressão moderna, que utiliza as linguagens da música eletrônica, da dança contemporânea e da vídeo-arte para dar uma nova roupagem às crônicas do jornalista Bruno Albertim (Jornal do Commercio) sobre as obras de Teresa Costa Rêgo, e marca a volta definitiva do consagrado bailarino Dielson Pessoa ao Recife.

O CineCais (cinema ao ar livre) será mais uma atração do R.U.A. 2018. Filmes pernambucanos serão exibidos através de um potente projetor, montado numa bicicleta exclusiva, na área externa do Cais do Sertão. O veículo possui sistema próprio de sonorização, com autonomia de energia e leva diversão a lugares nunca antes imaginados. Haverá esteiras e cadeiras para o público se acomodar e conferir a programação.

A maior parte das estruturas serão construídas em bioconstrução, onde são utilizadas técnicas e materiais de baixo impacto ambiental (bambus, eucaliptos reflorestados, entre outros) e esteticamente diferenciados, trazendo um contraste interessante e propondo uma nova forma de olhar a cidade, onde a natureza deve estar em harmonia com a vida urbana, não excluída.
A programação conta também com uma “arena de cerveja artesanal”, na Rua do Bom Jesus, promovida pela Acervape (Associação dos Cervejeiros Artesanais de Pernambuco), com oito cervejarias pernambucanas.

O evento é pautado na necessidade de democratizar o acesso aos espaços públicos da cidade e a valorização da arte urbana. A proposta é trazer para o Bairro do Recife diferentes grupos sociais através de uma programação multicultural e tecnicamente qualificada. Além das tradicionais linguagens ligadas ao hip hop como o grafite, o break dance e o RAP, uma grande variedade de expressões artísticas e também esportivas serão proporcionadas de forma gratuita para toda a família. O festival propõe uma nova forma de olhar a produção cultural da cidade, estimulando o diálogo de linguagens e a utilização da tecnologia nos processos artísticos.

Programação esportiva

A Av. Marquês de Olinda receberá a programação esportiva do festival, já fazendo um preparativo para a Copa do Mundo. Tudo em verde e amarelo, fazendo alusão à mais esperada competição esportiva, será montada uma quadra de showball (modalidade do futebol), quadra de basquete de rua, uma pista de skate/patins e estrutura para oficina de Slackline, além das intervenções de Parkour.

O projeto foi concebido em parceria entre a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife e o Coletivo BoiKOT, núcleo de produção cultural recifense que atua desde 2011 na promoção da cultura alternativa e do PsyTrance.

Últimas notícias