ARTES

II Encontro de Artes e Cultura do Pajeú traz criações sertanejas ao Recife

Evento começa nesta sexta-feira (15) no Centro Cultural Cais do Sertão

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 15/11/2019 às 13:08
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Localizada a 377 km do Recife, a microrregião do Sertão do Pajeú chega mais perto da capital pernambucana a partir desta sexta-feira (15) com o II Encontro de Artes e Cultura do Pajeú, que acontece até domingo no Centro Cultural Cais do Sertão.

O evento será realizado no Espaço Umbuzeiro, mais conhecido como o vão livre do Cais. As atividades, que envolvem música, poesia, dança, cinema e artesanato são gratuitas para todos os públicos, que poderão conferir as atrações nos três dias sempre a partir das 15h.

Na abertura do Encontro, um dos destaques é a exibição do documentário Leonardo Bastião – O Poeta Analfabeto, do jovem jornalista e cineasta de Itapetim, Jefferson Sousa, às 17h30. “A exibição no Cais do Sertão aconteceu à convite de Bia Marinho, uma cantora e produtora cultural de São José do Egito. O evento, que tem como proposta a divulgação da cena cultural do Pajeú de Pernambuco, pode parecer mais um evento para quem não é de lá, mas para os pajeuzeiros é um grande passo em direção de uma união artística e produtiva da região”, conta Jefferson, que viu o seu documentário circular em festivais mundo afora em 2019 e conquistar diversos prêmios.

“É impossível desassociar um sertanejo da sua terra, então, usar a minha memória afetiva e os meus aprendizados jornalísticos e audiovisuais para levar uma cultura tão simples e poderosa como esta para tão longe é, antes de tudo, ter a alegria de sentir que um pouco de mim e da minha história está indo junto”, reforça o realizador.

OUTRAS ATRAÇÕES

Além do doc de Jefferson Sousa, nesta sexta o público poderá ver shows como o de Bia Marinho e Tonfil, de São José do Egito, a partir das 21h30. Neste sábado, um dos destaques é o grupo Em Canto e Poesia, às 22h30. No domingo, os Caretas de Triunfo se apresentam com participação especial do Maestro Spok a partir das 19h30.

Últimas notícias