Luro

Mestre Dila, xilogravurista e cordelista, morre aos 82 anos

Eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco, artista era faleceu em Caruaru

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/12/2019 às 9:21
Reprodução
Eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco, artista era faleceu em Caruaru - FOTO: Reprodução
Leitura:

O xilogravurista e cordelista Mestre Dila faleceu na noite de quarta-feira (18), aos 82 anos. Ele estava internado no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, e seu corpo está sendo velado no cemitério Dom Bosco. O enterro acontecerá nesta quinta-feira (19), às 16h. 

Eleito em 2002 Patrimônio Vivo de Pernambuco, Mestre Dila, como era conhecido José Soares da Silva, nasceu em 23 de setembro de 1937 no município de Pirauá (PB) e mudou-se para Caruaru em 1952. Na cidade do Agreste pernambucano, desenvolveu sua arte e se estabeleceu como um dos grandes nomes da xilogravura e do cordel.

Em 2011, quando a Fenearte celebrou a literatura de cordel pernambucana, Mestre Dila foi um dos homenageados, junto a J. Borges e José Costa Leite. O artista será novamente reverenciado, desta vez no Galo da Madrugada de 2020, que terá como tema a arte da xilogravura e do cordel.

ARTISTA MÚLTIPLO

Como ressaltou o repórter Mateus Araújo no especial dos Patrimônios Vivos publicado no Jornal do Commercio, o artista escrevia, publicava e ilustrava seus folhetos e também entalhava não só na madeira, como também pedaços de borracha vulcanizada, técnica incomum entre os artistas populares.

Últimas notícias