Comportamento

Namoro de Guilherme e Gabi no BBB20 levanta discussão sobre relacionamentos abusivos

Constantes brigas do casal fez com que internautas apontassem abusos

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 05/03/2020 às 8:21 | Atualizado em 23/02/2022 às 12:02
Divulgação
Gabi Martins e Guilherme Napolitano protagonizaram namoro polêmico no Big Brother Brasil 20 - FOTO: Divulgação

O Big Brother Brasil é encarado por muitos como puro entretenimento. Outros, no entanto, observam o programa como uma grande lupa capaz de revelar questões que passam batidas no cotidiano de tão naturalizada que são. Mas, diante de centenas de câmeras e do isolamento dos participantes, esses comportamentos ganham outras proporções e logo repercutem nas redes sociais e nas rodas de conversa. O mais recente deles é o de relacionamentos abusivos. O motivo foi o namoro dos participantes Gabi Martins e Guilherme Napolitano. Ele, inclusive, foi eliminado na última terça-feira (3), em um paredão com recorde de votos.

No BBB20, que está no ar há cerca de dois meses, muitos temas complexos foram trazidos à tona, a maioria deles ligados a comportamentos machistas. No início do programa, os avanços de Petrix e Pyong em participantes, tocando partes de seus corpos enquanto elas estavam bêbadas, foram apontados como assédio e fizeram com que ambos fossem chamados pela produção ao confessionário. No caso de Petrix, uma investigação foi aberta e ele precisou prestar depoimento à polícia.

>> BBB20: Paredão entre Gizelly, Guilherme e Pyong quebra recorde histórico de votação

>> BBB20: Mulheres descobrem 'plano de sedução' e discutem com Hadson

>> O resumo das polêmicas do BBB20 para quem não está entendendo nada

>> Boca Rosa sobre o BBB20: 'Tive vários defeitos, mas não tive máscara'

Quando Gabi e Guilherme começaram a se relacionar, muitos "shipparam" o namoro. Guilherme era visto pelos participantes e também pelo público como um homem sensível e disposto a esperar o tempo da cantora, que disse querer ir devagar pois já tinha se machucado muito no amor. Quando ela se declarou para ele e ambos disseram estar apaixonados, a reação positiva do público foi quase unânime.

Mas, aos poucos, essa percepção começou a mudar. Guilherme estava cada vez mais próximo de Bianca Andrade, a Boca Rosa, o que causou ciúmes em Gabi. Em uma festa, Bianca, que tinha namorado, chegou a dizer para Guilherme se afastar, caso contrário o beijaria. Quinta eliminada do programa, uma semana antes de Guilherme, Bianca disse fora da casa que errou nesta situação.

A partir de então, Gabi se mostrou cada vez mais insegura, aparecia chorando e Guilherme constantemente dizia que as suposições dela eram sem fundamento. Internautas apontaram que se tratava de um caso de 'gaslighting', termo usado para falar de um abuso psicológico no qual o parceiro faz sua companheira se sentir equivocada, mina sua autoestima e a faz duvidar de si.

A eliminação de Guilherme no paredão de terça-feira (3), com 56,07% dos votos, foi vista por partes dos internautas como um reflexo da percepção do público sobre o relacionamento dele com Gabi. Nas redes sociais, muitos comemoraram a saída de Guilherme e apontaram que pouco tempo após a eliminação Gabi já estava mais sorridente e leve.

Em conversa com outras confinadas, a cantora afirmou que a partir de agora tentará "voltar a ser quem era". "Prometi para mim mesma que hoje vai ser um novo recomeço, um novo dia. Eu vou ser uma nova pessoa, vou voltar a ser quem eu era, com o mesmo brilho no olhar", afirmou.

CONFIRA ALGUMAS REAÇÕES DO PÚBLICO SOBRE A RELAÇÃO DE GUILHERME E GABI

Ver essa foto no Instagram

E a nossa capacidade de romantizar o sofrimento no relacionamento e de afirmar que mesmo adoecida, submetidas a uma história tóxica e abusiva, a responsabilidade de mudar o rumo é apenas das mulheres! Somos cruéis na capacidade de julgar as vítimas e de afirmar que elas buscam esse modelo de relacionamento! Tenho muito medo dos estragos que uma relação tóxica causa em uma pessoa! Não podemos mais minimizar as doenças emocionais! Adoecem e matam! E muitas vezes, nem mesmo a família percebe as atrocidades que essas mulheres estão passando! Que a gente não romantize a dor! Uma relação não deve ser recheada de lágrimas e lamentos! Fiquem atentas, se vc precisa constantemente se desculpar, talvez o cara não pare de vacilar e de te responsabilizar! E quando uma mulher é submetida a uma relação abusiva, todas nós somos um pouco, pois a postura passa a ser naturalizada e banalizada! Por isso, hoje, eu sou #foraguilherme #bbb #bbb20 #bigbrotherbrasil #relacaotoxica #relacionemtoabusivo #pelobemdegaby #gaby

Uma publicação compartilhada por Maíra Azevedo (@tiamaoficial) em

Comentários

Últimas notícias