PESQUISA

Disciplinas básicas favorecem aumento da renda

Cada avanço de 10% nessas disciplinas representa cerca de 5% de aumento no salário

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 31/03/2014 às 18:18
Leitura:

As habilidades trazidas pelo aprendizado de português e matemática impactam diretamente na renda de um trabalhador. Segundo estudo recente da Fundação Itaú Social, cada avanço de 10% nessas disciplinas representa cerca de 5% de aumento na renda mensal. 

O trabalho acompanhou gerações nascidas em 1977-78 e em 1987-88; na infância, na fase escolar e nos primeiros anos do mercado de trabalho. Foram seguidos grupos de jovens nascidos no mesmo estado, do mesmo sexo e da mesma cor, cujo chefe da família tinha o mesmo nível de escolaridade. 

Os cálculos foram realizados a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD), do Saeb e dos Censos demográficos de 2000 e 2010, respectivamente. Os resultados mostraram que um aumento de 10% na nota de proficiência em matemática resulta em aumento de 4,6%, em média, no salário dos estudantes, cinco anos após a conclusão do ensino médio. No caso do português, o incremento salarial médio é de 5%. Nos casos, a avaliação independe da área de atuação. 

A gerente da Fundação Itaú Social, Patricia Mota Guedes, esclarece que isso não significa, necessariamente, que os melhores alunos dessas disciplinas vão ganhar mais. “Esse estudante pode não se tornar o melhor da sala, mas cada avanço alcançado em relação ao seu próprio desempenho reflete, lá na frente, na remuneração que esse futuro profissional vai ter no mercado de trabalho”.

Patrícia lembra ainda que as habilidades de raciocínio e interpretação que as disciplinas desenvolvem são importantes para toda a vida profissional do trabalhador. “Embora os adultos não tenham sido objeto do estudo, se há deficiência nessas áreas é importante poder desenvolvê-las”, comenta.

Últimas notícias