EXTERIOR

Brasileiros podem se candidatar a vagas de concursos em Portugal

Brasileiros podem se candidatar para vagas de emprego e concurso em Portugal, graças ao Estatuto da Igualdade de Direito, estabelecido entre Brasil e Portugal

Talita Barbosa
Cadastrado por
Talita Barbosa
Publicado em 19/05/2017 às 17:14
Foto: Pixabay
Brasileiros podem se candidatar para vagas de emprego e concurso em Portugal, graças ao Estatuto da Igualdade de Direito, estabelecido entre Brasil e Portugal - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

Sonha em sair do Brasil e garantir estabilidade profissional e financeira? Pensando nisso, muitos brasileiros estão migrando para Portugal em busca de uma vida nova em outro País.

Os brasileiros podem se candidatar para vagas de emprego e concurso em Portugal. A possibilidade se deve graças ao Estatuto da Igualdade de Direito, estabelecido entre Brasil e Portugal, que garante a brasileiros e portugueses os mesmos direitos de um cidadão local nos dois países. Assim, os brasileiros podem prestar concurso público e até mesmo seguir carreira política em Portugal, e os portugueses têm o mesmo direito no Brasil. 

Para solicitar a igualdade de direito, é preciso se dirigir ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)  com cópia do título de residência e certificado de nacionalidade (emitido pelo consulado Brasileiro).

Assim como ocorre no Brasil, os certames em Portugal requerem um nível  grau de escolaridade mínimo conforme a função que será exercida. Desse modo, aqueles que têm interesse em se candidatar a uma vaga precisam validar os diplomas de ensino médio ou de ensino superior em Portugal para comprovar que é habilitado para exercer as atribuições necessárias.

Os sites abaixo reúnem vagas de emprego e concursos realizados em Portugal e facilitam a busca de quem está procurando um trabalho no país.

Veja por onde começar a procurar:

Bolsa de Emprego Público (BEP) - Reúne a maior parte dos concursos públicos em Portugal. 

Alerta Emprego - Site que conta com cerca de 400 vagas de emprego.

Sapo - Traz vagas de emprego em Portugal e outros países europeus.

Direção Geral da Administração Escolar (DGAEA) - Pública regularmente os concursos públicos em Portugal para professores e cargos administrativos escolares.

BASE - Disponibiliza quase 30 mil contratos e licitações públicas em Portugal, que podem ser consultados por qualquer pessoa.

Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP) - Pública concursos abertos de compras públicas. 

Portal da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) - Concursos públicos em Portugal na área da saúde/medicina.

Últimas notícias