Consumo

Confira os eletrodomésticos 'vilões' do consumo de energia

Confira também algumas dicas para economizar energia com o uso mais eficiente desses aparelhos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/10/2016 às 12:06
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Com a chegada do calor, é natural que os gastos com energia elétrica aumentem por conta da maior utilização de eletrodomésticos para tornar o clima dentro de casa mais agradável. Pensando nisso, listamos alguns eletrodomésticos que mais contribuem para esse aumento na conta de luz, colocando também algumas dicas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para proporcionar um consumo de energia mais eficiente.

Confira abaixo os os eletrodmésticos que mais consomem energia:

Aparelhos de refrigeração e aquecimento

Equipamentos elétricos de refrigeração, como geladeiras e ar-condicionados, e de aquecimento, como ferros de passar e chuveiro, são os que mais demandam energia no ambiente doméstico. Por isso, é importante evitar que esses equipamentos fiquem ligados por períodos de tempo longos. Para os ar-condicionados, a dica é ajustar o aparelho para uma temperatura agradável (cerca de 23° C) e utilizar o temporizador para evitar o funcionamento prolongado do equipamento e, após a refrigeração do ambiente, recorrer a ajuda de ventiladores para manter o clima agradável.

Também é importante manter a manutenção do aparelho em dia, pois além de higiênica, a medida ajuda a melhorar o desempenho do aparelho, já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.

Chuveiro elétrico

O segundo item na lista de equipamentos que mais contribui para o aumento do consumo de energia é o chuveiro elétrico. É importante que seu uso seja utilizado sempre na posição "verão", pois quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia. Estima-se que o consumo do equipamento suba em cerca de 30% quando utilizado na posição "inverno". 

Geladeiras

Outro equipamento que pode contribuir para o aumento da conta de luz é a sua geladeira. Quando em condições ruins de conservação, os refrigeradores chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Para evitar desperdícios, os equipamentos devem ser colocados em locais ventilados, longe de outras fontes de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Uma outra dica é observar com frequência a borracha de vedação da geladeira. Uma vez ressacada, ela é um dos maiores fatores para contribuir no desperdício de energia.

Aparelhos de televisão

Segundo a Celpe, aparelhos de televisão consomem uma média de 30,45kWh em um uso de 5 horas por dia. Recomenda-se a troca por equipamentos de LED por conta de seu consumo mais econômico, além do uso da função timer para evitar que o usuário durma com a TV ligada.

Outras orientações

Quanto a iluminação, a Celpe indica que as lâmpadas de LED tem ainda melhor desempenho do que as fluorescente normais e economizam cerca de 80% de energia elétrica com maior durabilidade. Um ambiente pintado com clores claras e com janelas abertas o maior período possível também contribui para um consumo de energia mais eficiente.

Outra dica é a observação mais atenta sobre o consumo dos equipamentos no momento de sua compra. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.

Aparelhos elétricos de refrigeração são os que mais demandam energia no ambiente doméstico -
Chuveiros elétricos consomem uma média de 88kWh em um uso de 32 minutos por dia -
Refrigeradores em más-condições chegam a representar 30% do consumo de uma residência -
Televisores consomem uma média de 30,45kWh em um uso de 5 horas por dia -
Ventiladores consomem uma média de 17,52kWh em um uso de 8 horas por dia -
Computadores consomem uma média de 15,12kWh em um uso de 8 horas por dia -

Celpe

 

Celpe 2

Últimas notícias