pagamento

Bank of America aceita pagar US$ 404 milhões a Freddie Mac

De acordo com o Banco, o acordo pretende indenizar o grupo Freddie Mac pelas perdas registradas e perdas potenciais futuras

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 02/12/2013 às 12:24
Leitura:

O Bank of America pagará 404 milhões de dólares ao grupo paraestatal de refinanciamento hipotecário Freddie Mac para acabar com a disputa sobre empréstimos de alto risco, denominados "subprime", que o banco havia vendido entre 2000 e 2009.

O acordo amistoso busca "indenizar o Freddie Mac pelas perdas registradas e perdas potenciais futuras", explica o comunicado do BoA, segundo o qual o valor está "totalmente previsto" em sua contabilidade.

O programa de crédito havia sido criado pela Countrywide, que foi uma gigante do subprime, antes de sua aquisição pelo Bank of America.

O Departamento de Justiça alega que a Countrywide criou o programa "Hustle" em 2007, quando as paraestatais Freddie Mac e Fannie Mae endureciam as condições para conceder hipotecas, por causa do crescente número de empréstimos inadimplentes.

A Countrywide foi acusada de eliminar requerimentos chave sobre a qualidade dos empréstimos e de ter compensado os funcionários apenas com base no volume de empréstimos, o que provocou "situações próximas da fraude".

Ao mesmo tempo, a Countrywide informava às instituições refinanciamento que endurecia as condições para conceder créditos, segundo documentos do Departamento de Justiça.

Últimas notícias