DEMISSÃO

Volkswagen suprimirá 30 mil trabalhadores e Brasil será afetado

O objetivo da Volkswagen é reduzir em 3,7 bi de euros por ano os gastos até 2020

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/11/2016 às 9:59
RONNY HARTMANN / AFP
O objetivo da Volkswagen é reduzir em 3,7 bi de euros por ano os gastos até 2020 - FOTO: RONNY HARTMANN / AFP
Leitura:

A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira (18) que vai suprimir 30.000 postos de trabalho em todo o mundo, possivelmente alguns deles no Brasil, como parte de um plano do grupo automobilístico para recuperar sua rentabilidade após o "dieselgate".

"A marca Volkswagen não dá dinheiro suficiente", afirmou o presidente Herbert Diess em uma entrevista coletiva na sede da empresa em Wolfsburgo.

O executivo explicou que o objetivo é reduzir em 3,7 bilhões de euros (US$ 3,9 bilhões) por ano os gastos até 2020. 

Cortes

Mais de dois terços dos cortes (23.000) devem acontecer na Alemanha. Fora da sede, as demissões podem afetar Brasil e Argentina, dois mercados que passam por dificuldades atualmente. 

"Eu sinto muito pelos afetados, mas a situação nos deixa apenas uma pequena margem de manobra", declarou Diess.

O grupo Volkswagen, que tem quase 600.000 funcionários em todo o mundo, controla 12 marcas, entre elas Audi, Porsche, Seat e Skoda.

O fim de postos de trabalho deve acontecer por meio de aposentadorias antecipadas.

A diretoria do grupo também informou que deseja criar 9.000 empregos em suas fábricas na Alemanha, nas quais pretende investir nos "próximos anos" 3,5 bilhões de euros, especialmente para reorientar as atividades para o setor elétrico.

A empresa foi afetada há pouco mais de um ano pelo escândalo conhecido como "dieselgate".

A crise dos motores com softwares adulterados explodiu em setembro de 2015, quando a montadora alemã foi acusada de ter utilizado em 11 milhões de veículos a diesel um dispositivo manipulado para apresentar resultados menos poluentes durante os testes.

Após a revelação do escândalo, a ação da Volkswagen caiu quase 40% em dois dias. Os investidores sofreram grandes perdas e pedem agora bilhões de euros a Volkswagen.

O grupo alemão reservou 18 bilhões de euros para enfrentar as consequências do escândalo, mas analistas acreditam que a conta final global será muito mais elevada.  

Últimas notícias