SERVIÇO

Pechinchando na escola dos filhos

Nesta época do ano, surge a dúvida: vale a pena quitar as mensalidades de uma só vez? A resposta depende do abatimento que será oferecido pela escola

Raissa Ebrahim
Cadastrado por
Raissa Ebrahim
Publicado em 11/12/2011 às 15:22
Leitura:

Quem tem filho sabe o peso que a escola causa no bolso, principalmente nesta época do ano, a época da matrícula. A maioria das instituições costuma dar bons descontos aos pais que optam por quitar as mensalidades através da anuidade. No Recife, segundo sondagem feita pelo JC, o abatimento fica entre 9% e 12%. Mas é preciso cautela antes de sair fazendo o pagamento adiantado, sobretudo para quem pretende utilizar o 13º salário.

É bom analisar se o desconto oferecido vale mesmo a pena ou se esse dinheiro renderia mais caso fosse aplicado. Seja qual for a decisão, nunca é demais pedir descontos, pechinchar.

Tiago Prux, sócio da consultoria Magnum Investimentos, faz o primeiro alerta: "a comparação deve ser sempre feita com um fundo de renda fixa que não cobre Imposto de Renda, e nunca variável, já que, com este, é impossível precificar os lucros". "Com as opções em mãos, é preciso analisar se há alguma que pague mais que o abatimento oferecido pela escola", diz.

» Leia matéria completa no caderno Economia do Jornal do Commercio deste domingo.

Últimas notícias