EUA

Petróleo fecha acima dos US$ 100 por tensões com Irã

O petróleo se viu impulsionado por rumores acerca de planos de fechamento do estreito de Ormuz para treinamentos militares iranianos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 13/12/2011 às 18:26
Leitura:

Os preços do petróleo fecharam nesta terça-feira (13) em forte alta, acima dos 100 dólares o barril, em um mercado afetado por novos temores de tensões em torno do Irã que, segundo rumores, tem intenção de fechar o estreito de Ormuz para treinamentos militares.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em janeiro subiu 2,37 dólares em relação à segunda-feira, a 100,14 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex). O petróleo se viu impulsionado por rumores acerca de planos de fechamento do estreito de Ormuz - controlado por Teerã - para treinamentos militares iranianos. Por essa passagem transitam cerca de 40% do petróleo mundial, explicou John Kilduff, da Again Capital.

"Isso impulsionou o prêmio de risco", que compõe o preço do barril, destacou. O mercado vê nesses movimentos "um passo a mais rumo a um mecanismo perigoso, depois dos problemas sobre o (programa) nuclear iraniano, e a recente captura de um avião teleguiado americano" no Irã, completou Kilduff.

O mercado espera também a abertura na quarta-feira (14) da 160ª reunião da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) em Viena. Os ministros do grupo orientam-se para um status quo nas cotas de produção.

"Não há escassez ou excesso na oferta (...). Esse equilíbrio levará provavelmente a não mudar o teto da produção atual", durante a reunião da Opep na quarta-feira, considerou o ministro do Kwait Mohammed al-Bassiri. Para os analistas da Barclays Capital, essa reunião ocorre "em um contexto econômico e político complexo" favorável a uma queda das cotações.

Últimas notícias