Abegás

Consumo de gás no País cresce 3,58% em janeiro

Segundo a entidade, a expansão se deve, principalmente, à retomada do consumo no segmento industrial, que apresentou um aumento de 5,52%, na mesma comparação, para 27,9 milhões de metros cúbicos por dia ante os 27,1 do mesmo período do ano anterior

Milton Raulino
Milton Raulino
Publicado em 07/03/2012 às 15:10
Leitura:

O consumo de gás natural no Brasil alcançou uma média diária de 44,6 milhões de metros cúbicos de gás em janeiro, o que significa um crescimento de 3,58% em relação a janeiro de 2011, informou nesta quarta-feira (7) a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Segundo a entidade, a expansão se deve, principalmente, à retomada do consumo no segmento industrial, que apresentou um aumento de 5,52%, na mesma comparação, para 27,9 milhões de metros cúbicos por dia ante os 27,1 do mesmo período do ano anterior.

O crescimento do segmento residencial também apresentou significativa evolução, com alta de 12,2%, saltando de 632 metros cúbicos diários para 709 mil metros cúbicos por dia. O segmento automotivo, por sua vez, cresceu 1,29%, e o segmento comercial aumentou 1,58%. Já a comercialização no setor elétrico apresentou uma ligeira retração, de 0,3%.

A Abegás também salientou que, na comparação com o mês de dezembro de 2011, houve uma retração de 8,1% no consumo de gás natural, em razão, principalmente , da queda de 37,8% no despacho de gás para as termelétricas. O segmento residencial também registrou redução, de 18,58%, e a classe comercial consumiu 15% menos. As indústrias, porém, mantiveram o crescimento, com um aumento de 2,9%.

Em termos de distribuição geográfica, a região Sudeste continua sendo a região que mais consome gás natural no País, com 30,2 milhões de metros cúbicos consumidos por dia em janeiro. Na sequência, estão as regiões Nordeste, com 7,8 milhões de metros cúbicos por dia, e a Sul, com 4,1 milhões. Já as regiões Centro-Oeste e Norte consumiram, respectivamente, 339,8 milhões de metros cúbicos ao dia e 2,09 milhões de metros cúbicos ao dia respectivamente.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Últimas notícias