ministério da fazenda

Mantega fala que PIB cresce 'mais que 2,5% este ano'

Ministro da Fazenda declarou que a oferta de crédito e nível mais baixo de desemprego estimulam o crescimento do PIB

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 27/06/2012 às 14:11
Foto: Wilson Cruz / ABr
Ministro da Fazenda declarou que a oferta de crédito e nível mais baixo de desemprego estimulam o crescimento do PIB - FOTO: Foto: Wilson Cruz / ABr
Leitura:

A economia irá crescer mais que 2,5% este ano, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, destacando que os juros no País estão caindo com aumento da oferta de crédito, o que gera estímulo ao Produto Interno Bruto (PIB). O nível mais baixo de desemprego também estimula as atividades. "Estamos criando mais empregos do que a População Economicamente Ativa. É uma situação excepcional", afirmou, após solenidade nesta terça-feira (27) no Palácio do Planalto para apresentação de medidas para impulsionar a economia.

O ministro lembrou do aumento da massa salarial que, segundo ele está em torno de 5% e incentiva a demanda, além de preservar o mercado doméstico. Mantega disse que "o PIB já está crescendo e crescerá mais no segundo semestre do que no primeiro".

Para Mantega, é um equívoco achar que a economia brasileira está em patamar baixo. "Não é possível que a economia estivesse paralisada tendo um emprego tão elevado como temos." O setor de serviços está indo muito bem, continuou o ministro, frisando que o País tem uma demanda por emprego menor do que a oferta. "Então com o mercado em expansão, os juros em queda, com o câmbio favorável e as medidas de estímulo que o governo está tomando e vai continuar tomando, nós podemos garantir que o PIB já está crescendo."

Sobre o programa de compras governamentais de equipamentos, anunciado mais cedo, Mantega afirmou que os R$ 8,4 bilhões previstos estimularão os investimentos em toda a economia. Ele comentou que a ação atende à necessidade do governo e ao mesmo tempo equipa escolas, hospitais e o setor de defesa. "Assim, mata dois coelhos com uma cajadada só", declarou, acrescentando que a lei eleitoral será respeitada na liberação de recursos nos contratos assinados com os municípios.

LINHA BRANCA - Mantega informou que "hoje" não tem novidades sobre a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca. Ele informou que haverá uma reunião com o setor na sexta-feira (29). O benefício está previsto para terminar no sábado (30).

Últimas notícias