Redução

CMN reduz para 8% ao ano juros de linha de crédito para empresas afetadas pela crise

Redução dos juros foi decidida em reunião extraordinária do CMN nesta quinta

Da Agência Brasil
Cadastrado por
Da Agência Brasil
Publicado em 05/07/2012 às 19:51
Leitura:

As linhas de crédito do Programa Revitaliza, destinado a ajudar empresas de setores afetados pela crise econômica internacional, tiveram os juros reduzidos. O Conselho Monetário Nacional (CMN) diminuiu de 9% para 8% ao ano as taxas cobradas em tais financiamentos.

A redução dos juros foi decidida em reunião extraordinária do CMN no início da noite desta quinta (5). O número de setores beneficiados e as demais condições da linha de crédito, como prazo e carência, foram mantidos. Entre os setores contemplados pelo Revitaliza, estão frutas, pedras ornamentais e indústria de brinquedos, de têxteis e de calçados.

Operadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por instituições credenciadas ao banco de fomento, as linhas do Programa Revitaliza oferecem R$ 6,7 bilhões a 20 setores da economia afetados pela crise internacional. Os financiamentos podem ser usados para estimular as exportações e os investimentos. As empresas de cada setor podem pegar até R$ 150 milhões emprestados.

Os financiamentos para investimento podem ser pagos em até 96 meses (oito anos), com 36 meses (três anos) de carência – prazo para o beneficiário começar a pagar o empréstimo. Para as exportações, as linhas têm prazo de 36 meses, com 18 meses (um ano e meio) de carência. As linhas estão disponíveis até 31 de dezembro de 2013.

De acordo com o Ministério da Fazenda, a mudança ocorreu para concluir o ajuste das linhas de crédito do BNDES ao atual cenário econômico. Na semana passada, o CMN reduziu de 6% para 5,5% ao ano a taxa de juros de longo prazo (TJLP), cobrada na maioria dos financiamentos do banco.

Últimas notícias