preços

Gasto em férias escolares compromete 12% do orçamento

Levantamento feito fela Fundação Getúlio Vargas analisou os 23 itens mais procurados durante as férias escolares

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 05/07/2012 às 15:47
Leitura:

Durante as férias escolares, os gastos com serviços e alimentação para crianças e adolescentes acabam comprometendo 12% do orçamento familiar, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV).

O economista André Braz, do Ibre, elaborou uma lista com a inflação de 23 itens que estão entre os produtos e serviços mais procurados durante as férias escolares. Neste grupo, a alta dos produtos foi de 6,60%. Nos serviços, o aumento foi de 5,61%. Nos dois casos, a alta ficou acima da inflação medida nos últimos 12 meses até junho, que foi de 5,37% de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela FGV.

A lista dos produtos mais procurados leva em conta que os gastos com "guloseimas" são maiores no período de férias. Entre os itens analisados, as maiores altas registradas foram de refrigerantes e água mineral comprados em supermercados (9,36%), batata frita (8,13%) e sorvete (8,10%). Nos serviços, os hotéis lideram a lista de maiores altas, com aumento nos preços de 11 72%, seguidos por clubes de recreação (8,34%) e ida ao cinema (8 18%).

Registraram queda nos preços, no mesmo período, o refresco de fruta em pó (-1,05%) e as passagens aéreas (-1,70%).

Últimas notícias