Energia

Apagão em Brasília foi causado por Furnas, diz ONS

O ONS nega que haja qualquer relação deste problema com o ocorrido na noite de ontem, também em uma subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu

da Agência Estado
Cadastrado por
da Agência Estado
Publicado em 04/10/2012 às 15:58
Leitura:

Uma falha na subestação Brasília-Sul, de Furnas, responsável por 60% do abastecimento de energia de Brasília, causou a interrupção no fornecimento na capital federal nesta quinta-feira, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ainda falta restabelecer o abastecimento de 10% do total atendido pela subestação.

O ONS nega que haja qualquer relação deste problema com o ocorrido na noite de ontem, também em uma subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu (PA). O diretor-geral do operador, Hermes Chipp participa neste momento de uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), em Brasília, para analisar as causas da interrupção de ontem.

Pela manhã, em entrevista, Chipp negou que haja um problema estrutural no sistema de transmissão, posição reiterada pela sua assessoria de comunicação após o incidente em Brasília.

A região central da cidade ficou sem fornecimento de energia elétrica no início da tarde, por volta das 13h15. A energia chegou a voltar a ser fornecida, mas houve nova interrupção, com restabelecimento logo em seguida.

O apagão envolveu pontos como os ministérios da Fazenda, da Agricultura, do Trabalho, Minas e Energia, Supremo Tribunal Federal (STF) - inclusive ameaçando a sessão desta quinta-feira de julgamento do mensalão -, além dos bairros da Asa Norte, Lago Norte e Setor Sudoeste.

Ontem, várias pontos do País ficaram sem fornecimento de energia no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, além de Rondônia e Acre.

Últimas notícias