Imposto de Renda

Receita vai apertar a fiscalização sobre deduções de médicos do IR

Medida vai permitir um cruzamento de dados mais preciso e pode ajudar a coibir fraudes na dedução

Folhapress
Cadastrado por
Folhapress
Publicado em 23/02/2015 às 21:15
Foto: USP Imagens
Medida vai permitir um cruzamento de dados mais preciso e pode ajudar a coibir fraudes na dedução - FOTO: Foto: USP Imagens
Leitura:

Médicos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, advogados e outros profissionais liberais terão de informar à Receita o CPF de seus pacientes ou clientes e o valor recebido ao longo deste ano, por meio do carnê leão.

A nova regra entra em vigor este ano, para que essas informações estejam em suas declarações do Imposto de Renda de 2016.

Segundo Carlos Roberto Occaso, subsecretário de Arrecadação e Atendimento, a medida vai permitir um cruzamento de dados mais preciso e pode ajudar a coibir fraudes na dedução.

A mudança deve evitar que muitos contribuintes caiam na malha fina e tenham de comprovar despesas deduzidas da base de cálculo do IR.

Até então, profissionais liberais informavam ao Fisco apenas o valor total de suas receitas, sem detalhar individualmente a fonte. Agora, poderão preencher todo mês as informações de seus rendimentos e importá-las para sua declaração do IR posteriormente.

IR 2015

A Receita informou que os programas para declaração do Imposto de Renda deste ano estarão disponíveis a partir das 8h da próxima segunda-feira, 2 de março. O dia coincide com o início do prazo para a declaração, que se estenderá até 30 de abril.

A partir deste ano, o contribuinte poderá salvar on-line os dados da declaração e recuperá-los de qualquer dispositivo -computador, smartphone ou tablet- antes de enviar o documento. Os dados são acessados apenas pelo contribuinte, por meio de uma palavra-chave.

"O contribuinte pode iniciar o preenchimento por um dispositivo, recuperar por outro e transmitir por um terceiro", exemplificou Occaso.

Outra mudança é a possibilidade de uso do rascunho (ferramenta lançada em outubro do ano passado) para facilitar o preenchimento da declaração. O preenchimento do rascunho estará disponível até 28 de fevereiro, e as informações nele contidas podem ser importadas para a declaração até o prazo final de entrega do documento.

A partir do fim de maio, o contribuinte contará com outra facilidade: toda vez que a sua declaração mudar de status -se for processada ou tiver caído na malha fina, por exemplo- o fisco vai enviar uma mensagem por celular. Para ter acesso ao sistema, o contribuinte terá que se cadastrar no site da Receita.

Últimas notícias