Reportagem Especial

JC vence categoria Norte/Nordeste do Prêmio Esso de Jornalismo

Documento Suape 2015, publicado em julho, venceu a 60ª edição da premiação

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 19/10/2015 às 12:37
Foto: Eduardo Azoubel/Cortesia
Documento Suape 2015, publicado em julho, venceu a 60ª edição da premiação - FOTO: Foto: Eduardo Azoubel/Cortesia
Leitura:

O caderno especial Documento Suape 2015 publicado em julho pelo Jornal do Commercio é o vencedor da categoria Regional Norte/Nordeste do 60º Prêmio ExxonMobil de Jornalismo (o antigo Esso). A reportagem de 12 páginas realizada pelas repórteres de Economia do JC Adriana Guarda e Emidia Felipe mostra traz um panorama de Pernambuco após o clima de euforia pela construção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo de Suape. O projeto tem fotos de Fernando da Hora e o projeto gráfico e diagramação de Viviane Macena e Luciana Lobo. 

O material estava entre outros 70 trabalhos selecionados no País, de um total de 1.021 inscritos. A divulgação dos vencedores aconteceu nesta sexta-feira (19), mas a premiação só acontece no dia 12 de novembro. A reportagem concorria diretamente na categoria com três publicações do jornal cearense Diário do Nordeste e um do Correio da Bahia. 

» Leia a versão online da reportagem

Em 2011 a repórter Adriana Guarda produziu um especial de mesmo nome mostrando as expectativas da implantação de uma refinaria no Estado, chamando a atenção para as demandas sociais e de planejamento que isso traria. Essa reportagem também foi finalista do Prêmio ExxonMobil, na categoria de Informação Econômica. 

"Estou muito feliz porque é um tema que acompanho desde 2005. Fizemos o trabalho duas vezes, mostrando que o que apontávamos no primeiro aconteceu. Não era só o discurso oficial de crescimento econômico, também há uma demanda social e de planejamento. Espero que com a chegada desses novos grandes investimentos isso passe a ser levado em consideração", diz Adriana Guarda. 

Quatro anos depois, desta vez com a participação da repórter Emidia Felipe, o Documento Suape mostra os desdobramentos dos problemas apontados no primeiro material e revisita seus personagens. "Estamos comemorando porque é um sinal de que estamos fazendo um bem o nosso trabalho, e o prêmio é uma referência profissional incrível. Mas um prêmio melhor que esse será quando os gestores públicos cuidarem de verdade das questões que levantamos", destaca Emidia Felipe. "Fico muito grata à minha equipe, sobretudo a Adriana, que é a maior referência em cobertura jornalística de Suape do Nordeste", finaliza.

Últimas notícias