PRAZO

BC adotará medidas necessárias para trazer inflação a 4,5% em 2017

No mês passado, o BC havia informado que desistiu de reduzir a inflação para esse patamar ainda em 2016

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 05/11/2015 às 12:06
Foto: divulgação
No mês passado, o BC havia informado que desistiu de reduzir a inflação para esse patamar ainda em 2016 - FOTO: Foto: divulgação
Leitura:

O Banco Central fixou um novo prazo para cumprir o objetivo de colocar a inflação na meta e sinalizou que pode voltar a elevar a taxa básica de juros para alcançá-lo.

O diretor de Política Econômica do BC, Altamir Lopes, afirmou nesta quinta-feira (5) que a instituição "adotará as medidas necessárias para o cumprimento dos objetivos do regime de metas e para trazer a inflação à meta de 4,5% ao ano em 2017."

No mês passado, o BC havia informado que desistiu de reduzir a inflação para esse patamar ainda em 2016 e que o objetivo seria alcançado "no horizonte relevante da política monetária", período que se estende pelos 24 meses seguintes.

Se o BC mantivesse essa afirmação, estaria a cada mês adiando o compromisso. Por isso, decidiu fixar novamente uma data.

Também saiu do discurso oficial a afirmação de que a taxa básica, hoje em 14,25% ao ano, ficaria nesse patamar "por período suficientemente prolongado" para levar a inflação para a meta.

A última vez em que a inflação medida pelo IPCA, hoje próxima de 10%, esteve em torno de 4,5% foi em 2009, quando o indicador fechou o ano em 4,3%.

Últimas notícias