MUTIRÃO

Grande procura faz mutirão para renegociação de dívidas do Procon ser adiado

Cerca de três mil pessoas já foram atendidas, em onze dias de mutirão

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 05/11/2015 às 11:34
Foto: Divulgação
Cerca de três mil pessoas já foram atendidas, em onze dias de mutirão - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O mutirão promovido pelo Procon para renegociação de débitos foi prorrogado até o dia 13 de novembro.

A ação começou no dia 19 de outubro e terminaria nesta sexta (6), mas a procura pelo serviço ainda é alta, de acordo com o órgão. Nesses onze dias de mutirão, já foram atendidas mais de 3 mil pessoas e 90% das tentativas de acordo foram concretizadas. Participam do mutirão todos os bancos, Celpe, Compesa, TIM, Claro, Vivo e NET. 

O mutirão é realizado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Procon-PE, em parceria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O atendimento é realizado no próprio prédio da Assembleia, localizado na Rua da União, no bairro da Boa Vista, das 8 às 14 horas. No entanto, alguns consumidores chegaram ao local já às 2 horas da madrugada para garantir o atendimento.

Segundo o Procon, por dia são distribuídas 300 fichas, das quais 150 para assuntos relacionados a bancos; 40 para Celpe; 40 para Compesa e as demais para telefonia. No caso da Celpe, a negociação só acontece a partir de três contas atrasadas. Para prestar uma reclamação, o consumidor deverá apresentar original e cópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros. Caso o titular esteja no nome de outra pessoa é preciso procuração reconhecida em cartório.

Um estudo realizado pela CDL Recife aponta que 24% das famílias recifenses têm entre 51% e 80% da renda comprometida com as dívidas, em setembro de 2014 esse número era de apenas 5%. Já 10% estão com mais de 81% da renda comprometida. 


Últimas notícias