O mutirão promovido pelo Procon para renegociação de débitos foi prorrogado até o dia 13 de novembro.
A ação começou no dia 19 de outubro e terminaria nesta sexta (6), mas a procura pelo serviço ainda é alta, de acordo com o órgão. Nesses onze dias de mutirão, já foram atendidas mais de 3 mil pessoas e 90% das tentativas de acordo foram concretizadas. Participam do mutirão todos os bancos, Celpe, Compesa, TIM, Claro, Vivo e NET.
O mutirão é realizado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Procon-PE, em parceria com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O atendimento é realizado no próprio prédio da Assembleia, localizado na Rua da União, no bairro da Boa Vista, das 8 às 14 horas. No entanto, alguns consumidores chegaram ao local já às 2 horas da madrugada para garantir o atendimento.
Segundo o Procon, por dia são distribuídas 300 fichas, das quais 150 para assuntos relacionados a bancos; 40 para Celpe; 40 para Compesa e as demais para telefonia. No caso da Celpe, a negociação só acontece a partir de três contas atrasadas. Para prestar uma reclamação, o consumidor deverá apresentar original e cópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros. Caso o titular esteja no nome de outra pessoa é preciso procuração reconhecida em cartório.
Um estudo realizado pela CDL Recife aponta que 24% das famílias recifenses têm entre 51% e 80% da renda comprometida com as dívidas, em setembro de 2014 esse número era de apenas 5%. Já 10% estão com mais de 81% da renda comprometida.