COPOM

Banco Central estima redução de 3,2% na conta de luz em 2016

Divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) traz informações sobre projeção de tendências da inflação

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 05/05/2016 às 11:55
Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas
Divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) traz informações sobre projeção de tendências da inflação - FOTO: Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas
Leitura:

O Banco Central estima redução de 3,2% na conta de luz este ano. Um dos motivos para a queda é a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de manter a bandeira verde, que não traz aumento para o consumidor. A informação consta na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta quinta-feira (5). 

Este é um dos fatores avaliados que explicam a variação de 6,8% em 2016 do conjunto de preços administrados por contrato e monitorados. Dentro deste conjunto, o Banco Central também prevê aumento de 19% nas tarifas de água e esgoto e de 12,8% nos preços dos medicamentos. 

O cenário leva em conta as hipóteses de manutenção da taxa de câmbio em R$3,55/US$ e da taxa de juros de 14,25% ao ano. Nesse cenário, houve redução da projeção para a inflação em relação ao valor considerado na reunião anterior, tanto para 2016 quanto para 2017. A projeção para 2016 se situa acima da meta de 4,5%, enquanto a projeção para 2017 encontra-se ao redor da meta de 4,5%, ambas fixadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Últimas notícias