APLICATIVO

10 curiosidades sobre o Whatsapp que você talvez não saiba

O aplicativo de troca de mensagens instantâneas é o mais utilizado no Brasil e conta com cerca de um bilhão de usuários no mundo

editoria de Economia
Cadastrado por
editoria de Economia
Publicado em 26/04/2017 às 14:08
Foto: AFP
O aplicativo de troca de mensagens instantâneas é o mais utilizado no Brasil e conta com cerca de um bilhão de usuários no mundo - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Quando você troca de smartphone, qual é o primeiro aplicativo que você instala? Para a maior parte dos brasileiros, com certeza é o Whatsapp. O aplicativo de troca de mensagens instantâneas é o mais utilizado no Brasil e conta com cerca de um bilhão de usuários no mundo. São mais de 42 bilhões de mensagens enviadas todos os dias.

Há três anos, a ferramenta foi comprada pelo Facebook por uma quantia mais alta que o orçamento da Nasa. O que a maior parte dos usuários desconhece, é que a plataforma guarda alguns segredos e curiosidades, como o número de profissionais que trabalham para mantê-la e o método utilizado para ganhar dinheiro, já que não exibe nenhum anúncio.

Confira a lista a seguir com 10 curiosidade sobre o aplicativo que, provavelmente, é um dos que você mais utiliza
diariamente:

1 - O nome do aplicativo 'WhatsApp' é derivado no termo em inglês 'What's up?'. Em tradução livre para o português: 'O que está rolando?'. Ao nomear a ferramenta com uma modificação da expressão, os desenvolvedores ainda aproveitaram a pronúncia parecida de "up" e "app" para identificar o software.

2- O fundador do WhatsApp, Jan Koum, concorreu a uma vaga de emprego no Facebook e no Twitter em 2008, mas não foi aprovado em nenhuma das duas.

3 - Diariamente, cada usuário checa, em média, 23 vezes seu celular para ver mensagens no WhatsApp. São mais de três horas
semanais dedicadas ao aplicativo. Por dia, um usuário passa 27 minutos pendurado no app.

4- O Whatsapp ganha, por dia, mais de 1 milhão de usuários. Das 42 bilhões de mensagens enviadas diariamente, 1,6 bilhão são fotos e 250 milhões de vídeos.

5- O Whatsapp é responsável por 27% de todas as selfies publicadas na internet, incluindo redes sociais e blogs. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Digital Company Statistics.

6- O Whatsapp foi comprado pelo Facebook em 2014, por US$ 19 bilhões. Esse valor foi superior ao orçamento anual da Nasa, na época, de 17 bilhões de dólares.

7- Após a compra do Whatsapp, o Facebook teve um prejuízo de US$ 232 milhões. Mark Zuckerberg, que lidera a empresa, afirmou na época que presumia as chances de queda quando a transação foi realizada, mas mesmo assim decidiu investir no aplicativo por conta de seu alto potencial.

8- Quando o Facebook comprou o Whatsapp, a plataforma contava com 35 funcionários. Atualmente, esse quadro não aumentou muito: apenas 50 profissionais trabalham na empresa. Isso significa que há um desenvolvedor por 23 milhões de usuários ativos.

9- O aplicativo nunca ganhou dinheiro com anúncios, já que ao contrário de outras redes sociais, não exibe publicidade. Uma das alternativas futuras da plataforma é prospectar parcerias com empresas como planos de saúde e bancos, para que o Whatsapp seja utilizado como um meio de comunicação entre consumidores e gerentes, por exemplo.

10- O Facebook e o Whatsapp trocam informações desde agosto de 2016. Com isso, na prática, quando um usuário do Whatsapp
adiciona algum contato novo, essa pessoa também aparece entre as sugestões de amizade no Facebook.

Siri

A Siri, assistente pessoal do iPhone, agora pode ler suas mensagens do WhatsApp em voz alta. Com a atualização,  o usuário agora também pode respondê-las usando comandos de voz.

Ao receber uma nova interação no aplicativo, bastar dar o seguinte comando a Siri: 'Leia minha última mensagem no WhatsApp'. Com isso, a assistente pessoal conta o teor da mensagem e quem a enviou. Também é possível ditar uma resposta, mas vale lembrar que a Siri não oferece a opção de corrigir erros no texto, caso entenda errado o que foi dito e nem utiliza bem a pontuação.

A novidade está disponível para os usuários do iOS 10.3, a última versão do sistema do iPhone e iPad.

Últimas notícias