Fraude Eletrônica

Receita Federal alerta sobre fraude com o nome da instituição

O objetivo das fraudes é obter de forma ilegal informações dos consumidores

editoria de Economia
Cadastrado por
editoria de Economia
Publicado em 18/05/2017 às 16:35
Foto: Reprodução/Internet
O objetivo das fraudes é obter de forma ilegal informações dos consumidores - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

A Receita Federal alerta aos cidadãos sobre tentativas de fraude eletrônica envolvendo o nome da instituição e tentativas de aplicar golpes por e-mail.

As mensagens utilizam nomes e timbres oficiais e apresentam telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, com o objetivo de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos usuários.

Esclarecimentos

A Receita esclarece que na Declaração do Imposto de Renda da pessoa física deste ano foi solicitado o e-mail do contribuinte apenas para complementar o cadastro deles e que não envia mensagens eletrônicas sem a autorização do contribuinte, nem dá autorização para terceiros tomar tal procedimento.

A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado em sua página virtual.

Cuidados do consumidor

1.Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. Não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e

3.Excluir imediatamente a mensagem.Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais os contribuintes podem procurar as unidades da Receita.

Últimas notícias