Refis

Maia: governo deve enviar nova MP do Refis ao Congresso na Quarta

Ministério da Fazenda deve apresentar nova redação aos parlamentares pela manhã

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 30/05/2017 às 18:59
Foto: ABr
Ministério da Fazenda deve apresentar nova redação aos parlamentares pela manhã - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (30), que o governo deve enviar nesta quarta-feira (31), ao Congresso Nacional, o texto da nova medida provisória (MP) do Refis.

Segundo um interlocutor do governo no Congresso, o Ministério da Fazenda deve apresentar pela manhã a nova redação aos parlamentares. Caso deputados e senadores concordem com a proposta, a equipe econômica já publica a nova MP amanhã mesmo.

Como a primeira MP foi editada em janeiro neste ano, a redação da nova proposta terá mudanças em relação a primeira. Uma delas será o nome do programa, que passará a ser chamado de "Programa Especial de Regularização Tributária". Na primeira medida, o Refis se chamava "Programa de Regularização Tributária".

De acordo com interlocutores do governo no Congresso Nacional, há um acordo com deputados para que a MP tramite conjuntamente com uma provável nova medida provisória criando um bônus para auditores da Receita Federal. Mais cedo, o Broadcast mostrou que o governo avalia a possibilidade de incluir os dois temas em uma só MP.

De qualquer forma, o acordo é para que os temas tramitem conjuntamente na Câmara. O acordo visa evitar a disputa nos bastidores entre parlamentares e equipe econômica. A MP do bônus vem sendo usada como moeda de troca pelos parlamentares na tentativa de obter descontos mais generosos no Refis.

A estratégia ainda envolveu uma espécie de intimidação, com os parlamentares anunciando acordos com condições mais vantajosas do que o efetivamente negociado, de acordo com fontes. (Colaboraram Idiana Tomazelli e Adriana Fernandes)

Últimas notícias