Mercado de Trabalho

Pesquisa do IPEA revela um aumento de desemprego entre os homens

A análise mostra que a maior parte dos trabalhadores desempregados (70%) têm entre 18 e 39 anos

editoria de Economia
Cadastrado por
editoria de Economia
Publicado em 14/06/2017 às 16:19
Foto: Hélia Scheppa/Acervo JC Imagem
A análise mostra que a maior parte dos trabalhadores desempregados (70%) têm entre 18 e 39 anos - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/Acervo JC Imagem
Leitura:

Foi divulgada nesta quarta-feira (14), a análise de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) trimestral do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que traz dados de desemprego por idade, nível educacional e Estados. De acordo com a pesquisa, 44% correspondia ao desemprego dos homens, em 2012. Atualmente, esse percentual está em 50%. No primeiro trimestre de 2017, a população ocupada masculina retroagiu 2,7%, enquanto a feminina recuou 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

O aumento do desemprego entre os homens vem crescendo mesmo em um cenário de modesto aumento da População Economicamente Ativa (PEA) masculina, que há pelo menos três trimestres apresenta taxas abaixo de 1,0% na variação interanual. Na comparação com o início da série (primeiro trimestre de 2012), a diferença entre as populações masculina e feminina ocupadas fica ainda mais clara com a queda de 0,9% da masculina, ante o aumento de 3,7% da feminina.

A análise revela que a maioria dos desempregados é composta por trabalhadores com idade entre 18 e 39 anos (70%) e tem ensino médio completo ou incompleto (50%). Dentre os trabalhadores que passaram a procurar emprego e não obtiveram uma colocação no mercado de trabalho, cerca de 50% têm idade entre 14 e 24 anos e aproximadamente 35% possuem o ensino médio.

Na outra ponta, dentre aqueles que saíram da condição de inativos e conseguiram uma ocupação, 35% possuem entre 25 e 49 anos e 43% têm apenas o fundamental completo. Por conta da baixa especialização, 73% desse contingente foi absorvido pelo mercado informal.

Força de trabalho mais idosa e mais escolarizada

Além dos dados de desocupação, os pesquisadores analisaram a dinâmica da ocupação nos últimos cinco anos. No período entre 2012 e 2017, observa-se que a população ocupada entre 18 e 24 anos diminuiu 14,8%, ao passo que o contingente com mais de 60 anos aumentou 17,6%. Em relação à escolaridade, o contingente de ocupados com ensino fundamental incompleto contraiu-se 17,4%. Em contrapartida, aqueles trabalhadores com ensino superior aumentaram 26,3%.

Apesar da queda da ocupação, rendimento continua crescendo. No último trimestre encerrado em abril, o salário médio recebido apontou alta de 2,7%, alcançando o seu melhor resultado nos últimos três anos. Segundo Maria Andréia, “entre os que se mantiveram ocupados, o rendimento médio real vem aumentando, o que pode ser um indicativo da retomada do consumo das famílias”.

Desemprego e crise

O contingente de trabalhadores desempregados elevou de 7,9 milhões no primeiro trimestre de 2015, para 14,2 milhões no primeiro trimestre de 2017, o que representa um crescimento quase 80%. Apenas nos últimos 12 meses contabilizados até abril de 2017, 2,2 milhões de brasileiros passaram à condição de desocupados.

Além disso, a taxa de permanência no desemprego vem aumentando. No primeiro trimestre de 2017, 48% dos trabalhadores desocupados não conseguiram a recolocação no mercado de trabalho, o que significa um incremento de 0,4 em relação ao observado no mesmo intervalo de 2016 (44%).

Em termos de taxa de variação percentual, no primeiro trimestre de 2017 a taxa de desemprego brasileira registrou incremento de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Últimas notícias