Pecuária

Estados Unidos suspendem importação de carne bovina do Brasil

De acordo com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, decisão foi tomada com base nas 'recorrentes preocupações' com a carne do Brasil

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/06/2017 às 20:15
Foto: Arquivo/JC Imagem
De acordo com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, decisão foi tomada com base nas 'recorrentes preocupações' com a carne do Brasil - FOTO: Foto: Arquivo/JC Imagem
Leitura:

O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, anunciou nesta quinta-feira que o país irá suspender a importação de carne bovina in natura do Brasil. De acordo com Perdue, a decisão foi tomada com base nas "recorrentes preocupações com a segurança dos produtos" enviados para o mercado americano.

De acordo com o secretário, a suspensão irá prosseguir até que o Ministério da Agricultura do Brasil tomem medidas para realizar correções que possam ser satisfatórias para os Estados Unidos.

Ainda de acordo com o comunicado feito pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), desde março o País aumentou as fiscalizações sobre todos os produtos que chegam do Brasil, negando a entrada de 11% das carnes in natura brasileiras. Segundo o USDA, essa taxa de rejeição é substancialmente maior do que a encontrada nos carregamentos de outros países, que alcançam aproximadamente 1% dos produtos importados.

"Apesar do comércio internacional ser uma parte importante do que fazemos no USDA, e do Brasil ser um de nossos parceiros de muito tempo, minha primeira prioridade é assegurar a segurança de consumidores americanos. É por isso que estamos parando com a importação de carne in natura brasileira", declarou Perdue.

A decisão ocorre após o Ministério da Agricultura suspender a exportação para os Estados Unidos de cinco frigoríficos brasileiros. A suspensão ocorreu após autoridades sanitárias americanas identificarem irregularidades pela reação à vacina contra febre aftosa. De acordo com a pasta, foram suspensas as exportações de três plantas da Marfrig, localizadas em São Gabriel (RS), Promissão (SP) e Paranatinga (MS); uma da JBS, localizada em Campo Grande (MS); e uma da Minerva, em Palmeiras de Goiás (GO).

Consequências da Operação Carne Fraca

A importação de carnes brasileiras tomou um duro golpe após a repercussão da Operação Carne-Fraca da Polícia Federal no País. A operação apontou um esquema onde fiscais do Ministério da Agricultura do Brasil receberam vantagens indevidas de empresários do ramo frigorífico para liberar produtos em situação irregular.

As informações da operação forçaram vários países, como China, Chile e México, a suspenderem suas importações de carne até receberem esclarecimentos do Brasil. Alguns dos países voltaram atrás da decisão e já retomaram suas importações.

Últimas notícias