ANFAVEA

Financeiras estão muito conservadoras na concessão de crédito

"Os bancos ainda estão avessos ao risco", disse Antonio Megale em coletiva de imprensa

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 06/07/2017 às 14:20
Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem
"Os bancos ainda estão avessos ao risco", disse Antonio Megale em coletiva de imprensa - FOTO: Foto: Helia Scheppa/Acervo JC Imagem
Leitura:

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, afirmou nesta quinta-feira (6) que as instituições financeiras permanecem "muito conservadoras" na concessão de crédito para aquisição de veículos. "Os bancos ainda estão avessos ao risco, porque estão sofrendo com a inadimplência que tiveram lá atrás", afirmou, após coletiva de imprensa.

Megale espera que, com a redução da Selic nas próximas reuniões do Banco Central (BC), as instituições financeiras fiquem mais dispostas a assumir riscos e diminuam suas taxas de juros. "O nosso setor é muito dependente do crédito", ressaltou o executivo.

Em relação à geração de emprego nas montadoras instaladas no Brasil, o executivo afirmou que, mesmo com números maiores de produção, ainda não é o momento para contratação. "Estamos usando a capacidade ociosa e diminuindo a mão de obra que estava com jornada reduzida. Então, por enquanto, não acreditamos em crescimento nos postos de trabalho, mas a melhor utilização da capacidade instalada", disse Megale, acrescentando que a ociosidade do setor, hoje, é de 50%.

Acordo

O presidente da Anfavea também comentou o acordo automotivo entre Brasil e Colômbia, que foi acertado em 2015, mas que ainda não entrou em vigor. Segundo Megale, havia a expectativa de que as regras estabelecidas passassem a valer no primeiro semestre deste ano, mas que, de última hora, houve uma "resistência inesperada" por parte do governo colombiano, o que deve atrasar a efetivação do acordo. Ele não detalhou os motivos da resistência.

Últimas notícias