Varejo

Vendas nos supermercados caem 0,3% em outubro, diz IBGE

A queda nas vendas veio após uma sucessão de crescimentos durante seis meses com 5,3%

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 13/12/2017 às 9:59
Foto: JC Imagem
A queda nas vendas veio após uma sucessão de crescimentos durante seis meses com 5,3% - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

As vendas do setor de supermercados recuaram 0,3% na passagem de setembro para outubro, a primeira queda após seis meses consecutivos de crescimento, período em que acumulou um ganho de 5,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as oito atividades que integram o varejo, cinco registraram perdas em outubro ante setembro, o que explica a queda de 0,9% verificada na média global no mês. As demais reduções ocorreram em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,5%), Tecidos, vestuário e calçados (-2,7%), Móveis e eletrodomésticos (-2,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,7%).

Variações positivas

As variações positivas ocorreram em Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,4%), Combustíveis e lubrificantes (2,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%).

No comércio varejista ampliado, que inclui os setores de veículos e material de construção, as vendas recuaram 1,4% em relação a setembro. A atividade de Material de construção encolheu 1,0%, enquanto as vendas de Veículos, motos, partes e peças tiveram recuo de 1,9%.

Últimas notícias