FINANÇAS

Dinheiro será cada vez mais digital e a prova de fraudes

Principal executiva do PayPal no Brasil esteve no Recife para falar sobre "dinheiro do futuro"

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 24/10/2018 às 11:09
Foto: divulgação
Principal executiva do PayPal no Brasil esteve no Recife para falar sobre "dinheiro do futuro" - FOTO: Foto: divulgação
Leitura:

Um futuro sem a existência do dinheiro e onde as criptomoedas reinarão, não fazem parte das projeções de Paula Paschoal, diretora da PayPal Brasil, que esteve no Recife ontem (23) para participar de palestras a convite do LIDE Mulher e do LIDE Futuro, associações que reúnem empresários pernambucanos de diversas áreas. Para alguém que está acostumada a “lidar com o futuro hoje”, como ela diz, é difícil falar em um “dinheiro do futuro” porque as relações de consumo, segundo ela, estão mudando muito rapidamente. Para Paula Paschoal, o dinheiro não vai acabar, mas ele está se reinventando e será, sem dúvida, digital e a prova de fraudes.

Embora veja a substituição cada vez maior do papel moeda por formas eletrônicas de pagamento, Paula não acredita na expansão das criptomoedas, criadas há cerca de dez anos como uma moeda universal, sem ligação com países ou sistemas bancários. “As criptomoedas ainda são muito instáveis e carecem de uma regulação em qualquer lugar do mundo. O BitCoin, por exemplo, ainda não se firmou, mas a tecnologia por trás dela, o Blockchain, esse sim é real e estará cada vez mais presente nas nossas vidas”, diz Paula, se referindo ao sistema que reúne bases de dados compartilhados para validar transações financeiras. Paula diz que é difícil projetar o que vai acontecer daqui a três anos mas ela acredita numa popularização de tecnologias, seja através do pagamento via QR Code nas feiras ou até mesmo pelo mendigo que pede esmolas na rua, ou através da inteligência artificial reconhecendo faces. “A gente não vai precisar digitar mais nada, basta a máquina fazer uma leitura visual do rosto da pessoa e a conta vai estar paga”, profetiza.

DINHEIRO

Responsável pela expansão de negócios locais da PayPal e pelo relacionamento com as autoridade regulatórias, Paula Paschoal aproveitou a vinda ao Recife para visitar duas empresas do Porto Digital, o Cesar e a In Loco Media, a primeira, o principal centro de pesquisas e desenvolvimento do Porto Digital e a segunda, empresa especializada em publicidade geolocalizada. “Ao redor do mundo nosso cuidado é estar a frente das tecnologias de pagamento eletrônico, sobretudo nas áreas de segurança e inteligência artificial”, diz Paula. Desde 2015 a PayPal implantou uma política agressiva de compra de empresas do setor. Como a Venmo, empresa de pagamento focada na Geração Z e com atuação nos Estados Unidos, totalmente baseada em mídias sociais, e a Izettle, empresa de maquininhas de cartão de crédito com sede em Estocolmo e atuação no Brasil.

Quando se fala novamente em futuro, Paula Paschoal diz que ele é “mobile’, ou seja, pensado em dispositivos móveis, de aplicativos a tokenização - que permite deixar um pagamento pré-aprovado para um determinado vendedor. “Para se ter um ideia do nível de segurança que esse mercado demanda, nós temos uma empresa de segurança que não olha penas se eu digitei o CPF certo. Nós avaliamos 83 campos que identificam essa experiência. Desde a velocidade e pressão ao digitar, a inclinação do aparelho, o dedo que se usa... o sistema vai cruzando essas informações até o sistema ter certeza de que Paula é Paula,o titular da conta que opera”, diz ela.

Últimas notícias