Réveillon

Amor ou dinheiro? Saiba o que as pessoas mais querem para 2020

Pesquisa feita pelo SPC Brasil revela como os brasileiros vão se preparar para esperar 2020

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/12/2019 às 17:26
Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Pesquisa feita pelo SPC Brasil revela como os brasileiros vão se preparar para esperar 2020 - FOTO: Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Leitura:

Já sabe como e onde vai passar o réveillon? Segundo levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 87% das pessoas pretende festejar a data. Para isso, 54% dos consumidores pretende virar o ano usando roupa nova, na maioria da vezes de cor branca (37%), mas a diversão deve ser na própria casa (28%). Fazer algum tipo de simpatia também está nos planos de 32% dos entrevistados, dos quais 16% está apostando em pedir mais dinheiro para enfrentar 2020.

O levantamento divulgado nesta quinta-feira (26) revela ainda que os gastos com as compras e celebrações do réveillon, como viagens, ceia, clubes, saídas a bares ou restaurantes, deverão ser, em média, de R$ 321,57. No entanto, 39% das pessoas ainda não decidiram sobre quanto vão desembolsar.

Os resultados da pesquisa mostram como o ano de 2019 não está sendo fácil para (quase) ninguém. As pessoas querem celebrar a chegada do ano novo, mas preferem economizar, ficando em casa, ou visitando amigos. As viagens estão nos planos de apenas 13% dos entrevistados.

» Zezé di Camargo & Luciano vão tocar no réveillon de Jaboatão dos Guararapes; veja outras atrações
» Confira as atrações do réveillon do Recife 2020
» Por R$ 250 mil, Prefeitura do Paulista confirma Anitta no réveillon
» Em Olinda, réveillon terá frevo, samba e brega

Até o tom das roupas tem dado espaço para outras cores além do branco. O azul, que representa tranquilidade e confiança no futuro, será opção de 8% dos entrevistados e o amarelo, que para muitos simboliza dinheiro, é a escolha de outros 6%. Completam o ranking as cores vermelha, preta, rosa e dourada, cada uma com 3% das menções.

Para quem acredita nas simpatias, os pedidos em volta do dinheiro estão dominando e ganhando o lugar da procura por um grande amor. Dados do levantamento revelam que um terço (32%) dos entrevistados fará algum ritual de ano novo em 2020, sobretudo para ganhar dinheiro (16%), encontrar ou manter um amor (6%), pagar as dívidas (6%), conseguir um emprego (5%) e comprar uma casa (5%).

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawaut, a chegada de um novo ano aumentam as expectativas de milhões de brasileiros por um tempo mais próspero, mas simpatias e a sorte precisam estar aliados ao planejamento financeiro. "Muitos pedem uma 'ajudinha' para sorte, o que até funciona como uma forma interessante de traçar metas. Mas é importante perceber que, no caso dos objetivos financeiros, a melhor estratégia é sempre fazer um bom planejamento. De nada adianta desejar o fim das dívidas e entrar o ano novo gastando mais do que pode", orienta Marcela.

Como a pesquisa foi feita

Inicialmente foram ouvidas 686 pessoas nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 600 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo. A margem de erro é de 3,7 e 4,0 p.p, respectivamente, para um intervalo de confiança de 95%.

Últimas notícias