Trabalho

TRT decreta abusividade da greve dos trabalhadores da Refinaria

Operários terão que voltar ao canteiro de obras nesta quarta-feira e dias parados serão descontados

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 07/08/2012 às 12:58
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Operários terão que voltar ao canteiro de obras nesta quarta-feira e dias parados serão descontados - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT) decretou na manhã desta terça-feira (07/08) a abusividade da greve e o desconto dos dias parados dos 44 mil trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo de Suape. Os operários deverão retornar ao trabalho nesta quarta-feira, sob a pena de o sindicato da categoria (Sintepav) receber uma multa diária de R$ 5 mil e permitir ao sindicato patronal (Sinicon) a revogação do acordo coletivo fechado no último dia 3. Amanhã (08/07), às 7h, será realizada uma assembleia no canteiro de obras do Consórcio Conest, onde o sindicato vai ler a decisão do tribunal e orientar a volta ao trabalho para evitar perdas maiores à categoria. A greve foi iniciada desde o último dia 1º.

Os desembargadores entenderam que os operários não poderiam ter deflagrado a greve dias após ter fechado um acordo e sem aviso prévio aos patrões dentro do prazo legal de 48 horas. O acordo coletivo previa um reajuste salarial de 10,5%, além de outros benefícios.

O presidente do Sintepav, Aldo Amaral, diz que a diretoria do sindicato vai tentar um acordo com as empresas para evitar o desconto dos dias parados. "Vamos evitar que o trabalhadores sejam punidos não só pelos dias parados, mas pela suspensão da cesta básica e do programa de participação nos lucros", afirma, dizendo que espera que os operários entendam a importância de cumprir a ordem judicial para não agravar as perdas.

Aldo destaca que o reajuste salaial de 10,5% foi um ganho tão positivo que a categoria reivindica o mesmo ganho nas obras do Porto de Pecém, no Ceará, e da Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia.

Últimas notícias